Homenagem a Getúlio Vargas


21/08/2015 19:37 | Da Redação com colaboração da assessoria do deputado Rafael Silva

Compartilhar:

Getúlio Vargas: líder do trabalhismo no Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174367.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na próxima segunda-feira, 24/8, a partir das 14h no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, acontecerá o Congresso Nacional Sindical do PDT, com o lema "Defender a democracia e ampliar as conquistas".

"Receberemos autoridades políticas, preocupadas com as conquistas dos trabalhadores. Homenagear o presidente Getúlio Vargas é mais do que justo, pois no Brasil ele foi o líder do trabalhismo, o herói da Pátria", afirmou o deputado Rafael Silva, líder do PDT na Assembleia Legislativa.

Getúlio Dornelles Vargas nasceu em São Borja, em 19 de abril de 1882. Sua morte aconteceu em 24 de agosto de 1954, no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira, completa 61 anos do seu falecimento.

Rafael Silva diz que o discurso de Getúlio Vargas, em agosto de 1954, deveria servir de reflexão para todos os brasileiros. Na época, acusavam Getúlio de ser o "pai dos ricos". Em seu discurso, na cidade de Recife, ele disse que "os meus adversários continuam a atirar-me, ao mesmo tempo, a pecha de "pai dos pobres" e "pai dos ricos". Como homem público, entretanto, nunca fui faccioso ou extremado. Antes de mais nada procurei agir com justiça e realizar o bem comum. Ricos e pobres são igualmente brasileiros. Se aos primeiros, muitos dos quais estiveram à beira da insolvência que agravaria a situação das classes desfavorecidas e dos assalariados, abri oportunidades de reerguimento e facilitei o crédito, consolidando as bases da agricultura e da indústria, também não desamparei os trabalhadores. Defendi-os contra a ganância dos exploradores, e rompendo resistências que se levantaram à minha ação, iniciei, com firmeza e segurança, a legislação trabalhista no Brasil".

"Os brasileiros devem muito a Getúlio Vargas, e nesse evento buscaremos homenageá-lo e, acima de tudo, refletir os ensinamentos que ele nos deixou", finalizou o deputado Rafael Silva.

rsilva@al.sp.gov.br

alesp