Comissão de Finanças realiza audiência na Aglomeração Urbana de Piracicaba

Audiências Públicas Orçamento 2016 - Piracicaba
21/08/2015 19:49 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: José A. Teixeira

Compartilhar:

Gabriel Ferrato, Mauro Bragato e Matheus Erler <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174402.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Morais, Gabriel Ferrato, Mauro Bragato, Matheus Erler, Aldo Demarchi e Mauricio Hoffmann <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174403.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Morais propõe a retomada do Pró-Vicinais <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174404.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Cruz pede atenção do Estado para a energia renovável<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174405.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Silvia Gobbo quer a paralisação da construção da barragem de Santa Maria da Serra <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174406.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gestores municipais prestigiam audiência <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174407.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fátima Celin, vereadora de Cordeirópolis <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174408.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gabriel Ferrato, prefeito de Piracicaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174409.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vereador José Paiva pede recursos para o hospital regional <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174410.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vereador Carlos Cavalcanti pede melhorias para ligações a Anhumas e Anhembi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174411.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Matheus Erler  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174412.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Mauricio Hoffman<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174413.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A principal demanda da região é o efetivo funcionamento do hospital regional

Em reunião realizada na Câmara Municipal de Piracicaba nesta sexta-feira, 21/8, sob a presidência do deputado Mauro Bragato (PSDB), a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa de São Paulo ouviu as demandas ao Orçamento estadual 2016 apresentadas por moradores da Aglomeração Urbana (AU) de Piracicaba, que congrega 23 municípios. Também participaram dos trabalhos os deputados Roberto Morais (PPS) e Aldo Demarchi (DEM), o presidente da Câmara de Piracicaba, Matheus Erler, o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, a vereadora Fátima Celim (de Cordeirópolis) e Maurício Hoffmann, representante da Secretaria estadual do Planejamento.

Bragato explicou a dinâmica das audiências para discutir o Orçamento estadual do próximo ano, que tem previsão de atingir R$ 204 bilhões. "As sugestões feitas aqui podem ser aproveitadas pelos parlamentares ou pelas comissões da Casa, que as transformam em emendas ao Orçamento."

Morais enfocou as necessidades na área de saúde, explicando o que tem dificultado a instalação efetiva do hospital regional, lembrando que a Santa Casa e o Hospital da Cana também precisam de mais verbas. "Também queremos a retomada do programa Pró-Vicinais (que recupera estradas de ligação municipal)."

Demarchi também indicou o prosseguimento de investimentos na malha viária. "Desde 2005 as audiências vêm servindo de inspiração ao governo estadual para a criação de programas importantes, como o Pró-Vicinais", afirmou Demarchi, que pretende que a AU de Piracicaba seja transformada em região metropolitana.

Já Hoffmann lembrou a crise econômica e a dificuldade de adequar o Orçamento a esse quadro.

Hospital Regional

Segundo o prefeito Ferrato, o hospital regional precisa de mais investimentos e de garantir o custeio no próximo ano. O ideal, segundo ele, seria que o estabelecimento fosse gerido por uma OS.

Já o vereador José Paiva reforçou o pedido de recursos para o hospital. Seu colega de Câmara Carlos Cavalcanti destacou que é importante que o governo atenda algumas demandas, pois a desatenção afeta a credibilidade das audiências. Ele solicitou melhorias para ligações viárias aos municípios de Anhumas e Anhembi e ainda benfeitorias no Hospital Regional, de forma que a unidade possa entrar em funcionamento até o início de 2016. O vereador Pedro Cruz também falou do hospital e chamou atenção para o assunto energia renovável, destacando que a região tem projetos nesse segmento e que, com mais subsídios do governo, pode vir a fornecer energia a todo o Estado.

Cordeirópolis e escassez de água

Acesso de Cordeirópolis à rodovia Washington Luiz, fortalecimento da agricultura familiar, recuperação da rodovia Constantino Peruchi e mais atenção aos idosos, mediante políticas públicas, foram as reivindicações de Fatima Celin.

A crise hídrica foi o assunto abordado por Silvio Gobbo, professora na Universidade Metodista de Piracicaba. Ela lembrou que a Bacia do PCJ (Piracicaba Capivari e Jundiaí) já tem 3 sub-bacias em restrição, e para evitar que a situação piore é necessário preservar o meio ambiente. Este, segundo ela, ficará comprometido com barragem que será construída em Santa Maria da Serra. "Ao invés de se gastar com a obra, invistam o dinheiro em preservação ambiental."

Os participantes elencaram como temas primordiais para a região: saúde, educação e gestão ambiental. A próxima reunião da CFOP acontece na Câmara de Santos, às 10h, no dia 24/8.

alesp