Encontro da Cáritas Brasileira reforça campanha de erradicação da fome e da pobreza


21/08/2015 19:35 | Da Redação: Kelly Lopes Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Samuel Silva, Agnaldo Lima, Normeliana Santos e Teonílio Barba <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174416.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Público presente ao lançamento da campanha "Uma família humana alimento para todos" Clique para ver a imagem "> Sergio Silva, secretário regional da Cáritas no Estado de São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174422.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agnaldo Lima e Normeliana Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174418.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A campanha objetiva colaborar com a erradicação da fome <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174419.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Teonílio Barba parabeniza a campanha <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174423.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cibele Matucci  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174420.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barba, ao microfone, afirma que a audiência se configura como a luta de muitas associações de bairros, igrejas e organizações da sociedade civil <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174421.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A campanha "Uma família humana, alimento para todos" foi tema da audiência pública realizada nesta sexta-feira, 21/8, na Assembleia Legislativa de São Paulo, com o apoio do deputado Teonilio Barba (PT). Promovida pela Confederação Mundial da Cáritas, a campanha tem como objetivo colaborar com a erradicação da fome e da pobreza no mundo.

Cáritas é um núcleo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizada em uma rede com 178 entidades-membro, 12 regionais " Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Norte II (Amapá e Pará), Maranhão, Piauí, Ceará, Nordeste II (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e Nordeste III (Bahia e Sergipe), e uma sede nacional. Atua em 450 municípios, com uma presença solidária junto às pessoas mais empobrecidas.

Teonilio Barba parabenizou a campanha e afirmou que a audiência se configura como a luta de muitas associações de bairros, igrejas e organizações da sociedade civil que realizam campanhas de doação de alimentos sem nenhum apoio do governo. "Sem essas organizações, a fome estaria em uma escala muito maior. É preciso criar programas de apoio financeiro para essas entidades organizadas," observou o parlamentar.

A audiência foi coordenada por Sérgio Silva, secretário regional da Cáritas no Estado de São Paulo. O evento reuniu representantes do Cáritas de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Também foi apresentado o seminário Da Sociedade da Indiferença para Sociedades Solidárias nas Metrópoles. Foram debatidas também experiências no Estado de São Paulo que fortalecem a solidariedade como as da Pastoral da Mulher Marginalizada, representada por Cibele Matucci. O encontro aconteceu em sintonia com a Campanha Mundial da Rede Cáritas, que se iniciou em 2013 com um pronunciamento do Papa Francisco.

alesp