Deputada critica interligação entre a Bacia do Rio Paraíba do Sul e Sistema Cantareira


27/08/2015 10:25 | Da assessoria da deputada Ana do Carmo

Compartilhar:

Bacia do rio Paraíba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174784.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ana do Carmo (PT) criticou duramente o governo do Estado pela aprovação das obras de interligação entre a represa do Rio Jaguari e o sistema Cantareira. Em assembleia nesta quarta-feira, 26/8, o Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) deu aval ao Estado para o relatório da Cetesb que sustenta a emissão da licença para o início das obras. Com isso, a transposição de água da represa que compõe a Bacia do Rio Paraíba do Sul para o Cantareira é iminente.

Segundo a deputada, as intervenções trarão grande prejuízo para os moradores de Santa Isabel e demais municípios da região. "Estive na cidade recentemente e fui testemunha do quanto sofre a população com a falta de água. Com o aval para a transposição, a tendência é que a situação piore ainda mais, já que não houve garantias por parte do governo do Estado para a cidade. Pelo contrário, a cidade será prejudicada", criticou a deputada. A assembleia contou com a presença da secretária estadual de Meio Ambiente, Patricia Iglecias.

Conselheiro do Consema, Marcelo Pereira Manara criticou a aprovação por parte do conselho estadual e alertou a população para o fim da reserva de água na Represa do Jaguari. Segundo Manara, que foi contrário à aprovação do Consema, novembro deve ser o mês com o pior nível de abastecimento no município de Santa Isabel. "A população pode acender vela para todos os santos. Em novembro a água vai acabar na cidade", afirmou.

anadocarmopt@al.sp.gov.br

alesp