Assembleia de Deus no Brasil comemora 104 anos


27/08/2015 17:14 | Da assessoria da deputada Marta Costa

Compartilhar:

pastor José Wellington Bezerra da Costa e Marta Costa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174848.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As Assembleias de Deus no Brasil completaram, em 18/6, 104 anos de fundação. Tudo começou com a vinda de dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que atenderam a chamada missionária ao receberem uma revelação de Deus acerca do Pará. Porém, ambos não sabiam onde ficava. Ao pesquisarem no mapa, descobriram que se tratava da região norte de nosso país. Obedecendo ao "ide", chegaram a terras brasileiras em 19 de novembro de 1910.

Não muito tempo depois, as Assembleias de Deus chegaram aos grandes centros urbanos das regiões Sul e Sudeste, como Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. Em 1922, chegou ao Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, PA, em 1924, para a então capital da República.

Atualmente, os institutos de pesquisa apontam para uma mudança no perfil evangélico brasileiro em todos os setores da sociedade por conta da ação do Evangelho. As Assembleias de Deus estão hoje em todas as camadas da sociedade, inclusive com representantes na esfera política, com parlamentares em todas as esferas de governo e no Congresso Nacional. Como agente de mudança não somente espiritual, vê-se a igreja agindo em grande escala em trabalhos sociais de grande envergadura e empenhada em mudar a face do nosso país a partir do Evangelho, tendo templos em quase todas as cidades brasileiras.

O pastor José Wellington Bezerra da Costa está à frente da maior denominação pentecostal do Brasil há 28 anos.

depmartacosta@al.sp.gov.br

alesp