Deputada procura incentivos para as comunidades de samba


31/08/2015 17:00 | Da assessoria da deputada Leci Brandão

Compartilhar:

Leci Brandão (3ª da esq. para a dir.) no encontro sobre incentivos para as comunidades de samba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg175029.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 14/8, sexta-feira, a deputada Leci Brandão (PCdoB) se reuniu com a diretora de eventos da São Paulo Turismo, Neli Casimiro. A pauta do encontro foi a necessidade de promover e incentivar as comunidades de samba de São Paulo. Para a deputada, a periferia conta com poucos equipamentos de cultura e, por isso, a importância de apoiar iniciativas da própria população. "As comunidades de samba tradicionais são extremamente ricas em cultura. Não temos nada contra museus e exposições, mas é fundamental tratar a cultura popular com mais carinho", defendeu a deputada.

O mandato vem promovendo ações e elaborando propostas para aproximar o poder público das comunidades de samba, tamanha a importância do gênero na construção da identidade brasileira. Entre as ações está a produção de publicações como as cartilhas Memória do Samba Paulista, projeto que já está na terceira edição. A Lei do Dia Estadual do Samba e o projeto de lei que declara o samba patrimônio cultural imaterial do Estado são mais exemplos de iniciativas relacionadas ao gênero.

Estiveram presentes Yan Guimarães, gerente de eventos da SPTuris, Roberto Almeida, chefe de gabinete do mandato, Beth Tortolano, assessora da SPTuris, Marquinhos Jaca, presidente da ASTEC (Associação de Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba de São Paulo), Ivyson Pessoa do Quinteto em Branco e Preto e o empresário Sérgio.

lecibrandao@al.sp.gov.br

alesp