XV Encontro de Produtores de Cana de Açúcar, em Sertãozinho


31/08/2015 11:11 | Da assessoria do deputado Davi Zaia

Compartilhar:

Davi Zaia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg175031.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Davi Zaia (PPS) esteve no município de Sertãozinho, na sexta-feira, 28/8, onde participou do Encontro Anual dos Produtores de Cana de Açúcar. A 15a edição do evento, que trouxe para discussão o tema "Sobrevivendo à Crise: Enxergando Além da Cana", reuniu produtores, lideranças do setor, além de parlamentares, com o intuito de promover o debate sobre o futuro de seu cultivo.

A abertura do evento teve apresentação do presidente da Canoeste, Manoel Ortolan. O professor titular da FEA/USP, Marcos Fava Neves, apresentou um painel direcionado aos pequenos e médios produtores. Durante a terceira e última apresentação, realizada pelo secretario de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Arnaldo Jardim, foi anunciada a inclusão do sistema de produção de Mudas Pré-Brotadas (MPB), na linha de crédito de Sementes e Mudas, com juros subsidiados por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).

Para Davi Zaia, coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural, o sistema de MPB vem sendo indicado por pesquisadores como um recurso importante na retomada do crescimento da atividade canavieira e representa uma alternativa para o momento atual. "A otimização do método de plantio é feito a partir de mudas de qualidade, livres de doenças e pragas. Portanto, isso aumenta a produtividade e permite competitividade no mercado. Agora, com o subsídio do FEAP, essa alternativa se fortalece", completa o parlamentar.

davizaia@al.sp.gov.br

alesp