Regra da Anac poderá fechar aeroclube de Bragança Paulista


03/09/2015 14:43 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Edmir Chedid, Ricardo Volpe e representantes do Aeroclube de Bragança Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175327.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Aeroclube de Bragança Paulista (ACBP) poderá encerrar as atividades após 76 anos de operação no município em decorrência da alteração dos slots, modelos para a utilização das janelas de pousos e de decolagens, instituída pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A regra adotada aplicava-se somente ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Diante dos riscos iminentes, que ainda poderão resultar na demissão de 62 profissionais de aviação que atuam em Bragança Paulista, o deputado Edmir Chedid (DEM) reuniu-se com o superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), Ricardo Volpi, a fim de discutir medidas que possam resultar em alternativas à determinação da Anac.

A reunião também contou com o presidente do ACBP, Pedro Itamar Ribeiro, do diretor de segurança do Aeroclube de Bragança Paulista, Waldemar Rocha Neto, dos assessores Amauri Sodré e Mauro Garcia, e da advogada Conceição Motta. "Até o início deste ano, esta determinação valia apenas aos aeroportos de maior movimentação do país", lembrou o parlamentar.

O presidente do ACBP reiterou que essa medida é viável apenas em aeroportos que possuam tráfego intenso, diferente do que ocorre no município. "É preciso que os slots sejam revistos; pela Anac, podemos ter quatro pousos / decolagens por hora em Bragança Paulista, inferior aos 10 pousos/decolagens registrados atualmente", finalizou Pedro Itamar Ribeiro.

echedid@al.sp.gov.br

alesp