Proposta de educação financeira para alunos do Estado


04/09/2015 10:48 | Da assessoria do deputado André Soares

Compartilhar:

A votação do plano poderá ser retomada na próxima reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175331.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Você já pensou como seria a vida da população se os jovens já saíssem do ensino médio sabendo administrar o seu próprio dinheiro? Atualmente as escolas do Estado de São Paulo não possuem uma matéria que ensine o adolescente a administrar seus recursos financeiros.

O deputado André Soares (DEM), com a intenção de alterar essa situação, apresentou, em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), proposta ao Plano Estadual de Educação para incluir a disciplina Educação Financeira ao projeto do governo.

"A Educação Financeira nas escolas busca orientar os alunos sobre a montagem de um planejamento das finanças pessoais de modo sustentável, além de transmitir conceitos básicos de economia, estimulando hábitos de poupança e instruindo o aluno sobre as diversas formas de investimentos existentes no mercado", disse o parlamentar.

A solicitação foi recebida pela presidente Célia Leão (PSDB), e após a leitura da justificativa por Soares, os trabalhos foram encerrados sem a votação do plano para que o pedido possa ser apreciado pelos demais deputados.

Vale ressaltar que o Plano Estadual de Educação apresenta os desafios para os próximos 10 anos da área, além de nortear as ações das instituições e educadores no que refere ao alcance dos objetivos educacionais do Sistema Estadual de Ensino. O instrumento tem ainda o papel articulador, coordenador e regulamentador do ensino público e privado do Estado.

andresoares@al.sp.gov.br

alesp