Projeto sobre parques estaduais é discutido na Unesp


02/09/2015 14:11 | Da assessoria do deputado Aldo Demarchi

Compartilhar:

Adelita, Nobre, Demarchi, Contiero, Araújo, Von Zuben e Maria Pagani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175198.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aldo Demarchi (DEM) esteve reunido na segunda-feira, 31/8, com um grupo de professores doutores dos campus de Rio Claro do Instituto de Biociências (IB) e do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Um dos temas do encontro foi o Projeto de Lei 249/2013, que autoriza o governo de São Paulo a conceder à iniciativa privada a exploração de áreas públicas localizadas nos parques estaduais de Campos do Jordão, Cantareira e Jaraguá, Estação Experimental de Itirapina e Floresta Estadual de Cajuru.

Alvo de polêmica por parte de ambientalistas e sem consenso na própria Assembleia Legislativa, o projeto está pronto para votação há pelo menos dois anos. Recentemente, o texto foi alterado, mas ainda não existe previsão de quando será levado ao plenário. A nova redação deixa clara a impossibilidade de concessão de áreas protegidas e a limitação de algumas outras áreas sem que haja a restauração ecológica.

Participaram da reunião os diretores do IB, Jonas Contiero, e do IGCE, Sérgio Nobre, a vice-diretora do IB, Adelita Paoli, o atual vice-coordenador do Curso de Ciências Biológicas e futuro diretor do IB, Cláudio Von Zuben, o vice-chefe do Departamento de Ecologia, Márcio Araújo, e a conselheira do curso de graduação em Ecologia, Maria Inez Pagani.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp