Assembleia Legislativa presta homenagem a atletas da Special Olympics


08/09/2015 18:21 | Da Redação Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Luiz Fernando Machado, Fernando Capez e Ricardo Trípoli na recepção aos representantes da Special Olympics<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175399.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Machado com atleta homenageada com diploma de honra ao mérito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175400.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O objetivo da Special Olympics é a inclusão por meio do esporte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175401.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mais de 44 mil atletas especiais no Brasil atuam em doze modalidades esportivas e em 75 eventos esportivos por ano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175402.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="O lema dos atletas do Special Olympics é "quero vencer, mas se não puder vencer, quero ser valente na tentativa" Clique para ver a imagem ">

A Assembleia Legislativa, por intermédio do deputado Luiz Fernando Machado (PSDB), prestou homenagem, nesta terça-feira, 8/9, aos atletas e à comissão técnica da Special Olympics Brasil, que participaram das Olimpíadas 2015 em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos.

A Special Olympics é uma organização mundial sem fins lucrativos cujo objetivo é promover a inclusão de pessoas com deficiência intelectual através do esporte. Proporciona treinamento e competição esportiva durante todo o ano, em uma variedade de esportes olímpicos, a todas as pessoas maiores de oito anos com deficiência intelectual. A entidade iniciou suas atividades em 1968 nos Primeiros Jogos Internacionais da Special Olympics em Chicago, Illinois.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez (PSDB), participou da cerimônia, ressaltando o orgulho que o povo paulista, representado pelo legislativo estadual, tem desses valorosos atletas, que superam dificuldades e encaram competições tão importantes. "Consideramos vocês verdadeiros heróis! A vocês, a gratidão do povo paulista", declarou aos atletas.

O deputado Luiz Fernando Machado ressaltou a importância de iniciativas como esta e afirmou a intenção de colaborar de forma cada vez mais efetiva para o seu incremento. Parabenizou os brasileiros pela conquista de medalhas em várias modalidades, nesta competição que reuniu pessoas do mundo todo, com o objetivo de celebrar a capacidade de superação. Destacou o feito inédito em Los Angeles, exemplo de superação para todos os brasileiros.

O presidente da Special Olympics Brasil, George Millard, afirmou que o objetivo maior da entidade é a inclusão por meio do esporte. Os atletas não são de alto rendimento, mas ainda assim são atletas que dão o máximo de si " tanto na competição, como na vida. O lema deles é "Quero vencer, mas se não puder vencer, quero ser valente na tentativa". Informou que são mais de 44 mil atletas especiais no Brasil, que atuam em 12 modalidades esportivas, em 75 eventos por ano. Observou que há mais de 10 milhões de pessoas com deficiência intelectual no Brasil, sendo dois milhões, duzentos e cinquenta mil, somente no Estado de São Paulo. Apresentou vídeo com imagens dos atletas nas olimpíadas de Los Angeles.

As Olimpíadas de Los Angeles aconteceram de 25 de julho a 2 de agosto de 2015, com a participação de 6500 atletas e 2000 treinadores de 165 países, além de 30 mil voluntários e 500 mil espectadores. O Brasil foi representado por uma delegação de 55 pessoas, dentre elas 38 atletas. Todos conquistaram medalhas.

No final, representantes da comissão técnica e atletas foram homenageados com diplomas de honra ao mérito.

Participaram também da cerimônia, conselheiros da Special Olympics Brasil, o deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB/SP), os deputados Wellington Moura (PRB), Ricardo Madalena (PR) e Sebastião Santos (PRB), além de colaboradores da Special Olympics Brasil.

alesp