Comissão de Saúde visitará instalações do Hospital do Servidor Público Estadual

Ofício do Instituto contesta informações das associações de servidores
08/09/2015 18:19 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Celso Giglio, presidente da Comissão de Saúde lembra visita ao HSPE nesta quarta-feira, 9/9<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175406.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlão Pignatari e Gil Lancaster <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175407.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Néder durante reunião da Comissão de Saúde desta terça-feira, 8/9<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175408.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gil Lancaster, Analice Fernandes, Wellington Moura, Welson Gasparini e André do Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175409.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Deputados que integram a Comissão de Saúde confirmaram visita nesta quarta-feira, 9/9, a partir das 10 horas, às instalações do Hospital do Servidor Público Estadual. A comunicação foi feita pelo presidente da Comissão, deputado Celso Giglio (PSDB), na reunião realizada nesta terça-feira.

Giglio informou aos deputados presentes " Carlos Néder (PT), Analice Fernandes, Carlão Pignatari e Welson Gasparini (todos do PSDB), Gil Lancaster (DEM), André do Prado (PR) e Wellington Moura (PRB) " ofício recebido do Iamspe, esclarecendo e retificando informações repassadas anteriormente aos parlamentares por associações de servidores do Instituto. Segundo esse ofício, "é improcedente a afirmação de que a reforma do Hospital do Servidor Público Estadual, a maior da história do complexo hospitalar desde sua criação, provocou o represamento de dez mil cirurgias, já que o credenciamento de entidades hospitalares na Capital permitiu a realização de cirurgias que antes só eram realizadas no HSPE em outros hospitais".

Esse ofício menciona obras e ações de modernização no HSPE, apresenta dados sobre consultas, exames e internações e comunica que "o projeto de reforma do hospital foi exaustivamente discutido com representantes de todos os setores do hospital".

Parto humanizado e problemas de fluoretação

Durante a reunião, os deputados aprovaram parecer ao PL 437/2015, de autoria da deputada Leci Brandão (PCdoB), que institui o Pacto Estadual Social para Humanização da Assistência ao Parto e Nascimento em todos os estabelecimentos de saúde do Estado. Aprovaram também, a pedido dos deputados Analice Fernandes, Wellington Moura e Welson Gasparini, o encaminhamento de ofício ao Conselho Regional de Odontologia de São Paulo para que informe aos membros da Comissão de Saúde sobre os problemas de fluoretação nas águas de doze municípios " Altinópolis, Analândia, Boa Esperança do Sul, Guatapará, Ipeúna, Luiz Antonio, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pirajuí, Rio das Pedras, Cesário Lange e Pereiras. Analice especificou que o CROSP deveria informar sobre os problemas detectados e quais as medidas que essas prefeituras deveriam tomar para evitar os problemas.

Carlos Néder esclareceu que o Crosp havia feito levantamento, juntamente com a Unicamp, em todos os 645 municípios do Estado sobre a fluoretação. E alertou sobre o risco do menor ou maior índice de flúor na água: "A menor aumenta o índice de cárie e a maior causa a fluorese dental " manchas simétricas nos dentes".

alesp