CFOP promove 12ª audiência sobre Orçamento estadual 2016

Câmara de Araçatuba sediou o encontro da comissão
10/09/2015 19:40 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: José A. Teixeira

Compartilhar:

Gelsino Augusto Silva, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175576.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público acompanha audiência sobre Orçamento estadual, ocorrido em Araçatuba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175577.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lucimara Medeiros, secretária executiva do Sindicato União dos Servidores do Poder Judiciário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175578.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Silvia do Carmo, pesquisadora científica da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175579.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Paulo Rillo presidiu a audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175604.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Câmara de Araçatuba sediou a 12ª audiência pública para debater o Orçamento estadual 2016, promovida pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e conduzida pelo deputado João Paulo Rillo (PT). O encontro foi realizado nesta quinta-feira, 10/9, para ouvir sugestões de emendas à peça orçamentária que atendam demandas da região. Também integrou a mesa Cido Saraiva, presidente da Câmara de Araçatuba.

Segundo Rillo, o Orçamento 2016 tem previsão de arrecadação de cerca de R$ 204 bilhões. O deputado considera que as audiências públicas do Orçamento deveriam contar com uma divulgação maior, inclusive com a inserção de propagandas em grandes mídias, para convidar a população ao debate. Ele também defende que o modelo das audiências seja revisto e que o atendimento às demandas seja ampliado no relatório ao projeto orçamentário.

Liciomara Medeiros, secretária executiva do Sindicato União dos Servidores do Poder Judiciário, pediu a valorização profissional da categoria mediante a aplicação de pelo menos o índice permitido pelo limite prudencial da folha de pagamentos.

A pesquisadora científica da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Silvia Antoniali do Carmo, reivindicou R$ 10 milhões de recursos para programas da Apta voltados à agricultura familiar, de forma a incentivar a produção e a comercialização agrícola, além da geração de empregos.

Este também foi o tema abordado por Gelsino Augusto Silva, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Araçatuba, que ainda reclamou da liberação, por parte da Secretaria de Meio Ambiente, da instalação de aterros sanitários regionais em áreas agrícolas produtivas de Araçatuba.

A prioridade dos votantes nas cédulas distribuídas pela CFOP foi saúde, seguida de agricultura e educação.

A próxima audiência pública acontece na Câmara de Sorocaba, às 10h, nesta segunda-feira, 14/9.

alesp