Deputada reúne mais de 150 agricultores familiares e lideranças do campo para debater PAA


15/09/2015 13:18 | Da assessoria da deputada Marcia Lia

Compartilhar:

Evento discutiu programa de aquisição de alimentos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175701.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cerca de 160 agricultores familiares de todas as regiões do estado lotaram o auditório da Funarte, em São Paulo, para participar do "Debate sobre o PAA (Programa de Aquisição de Alimento) ", promovido pela Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, coordenada na Assembleia Legislativa pela deputada Márcia Lia.

A atividade, bastante representativa, contou com a presença dos órgãos federais ligados ao tema como Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), responsável pela operacionalização do programa, além de movimentos sociais. Os deputados federais Vicentinho (PT/SP) e Nilto Tatto (PT/SP) também estiveram presentes.

O objetivo, de acordo com a deputada, foi possibilitar o levantamento de todas as dificuldades vivenciadas pelos produtores paulistas para acesso programa, considerado um dos carros-chefes no apoio e fomento da agricultura familiar. "Temos percorrido o estado e dialogado muito com nossos agricultores e questões como a burocracia, prazos, exigência de documentação entre outras, têm sido recorrentes", disse a deputada. Recentes notícias sobre possíveis cortes no orçamento do programa também geraram intranquilidade nas famílias.

O PAA foi criado em 2003, durante o governo Lula, com objetivo de comprar alimentos produzidos pela agricultura familiar e destiná-los às pessoas em situação de insegurança alimentar.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp