CPI dos Acidentes Ferroviários de Carga realiza diligência em Americana


16/09/2015 17:35 | Da Redação

Compartilhar:


A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os acidentes no transporte ferroviário de carga, presidida pelo deputado Chico Sardelli (PV) realiza diligência em Americana nesta quinta-feira, 17/9. Será realizada audiência pública na Câmara Municipal, a partir das 9h30, e depois os deputados seguirão até a linha férrea, no centro da cidade. No local, há cinco anos, aconteceu a maior tragédia ferroviária do município, em 8 de setembro de 2010, com a morte de dez pessoas e outros 18 passageiros feridos em acidente envolvendo um ônibus urbano e um trem, na passagem de nível da ferrovia na rua Carioba.

Para a audiência pública foram enviados convites para as prefeituras de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste, Sumaré e Hortolândia, Câmaras Municipais, Ministério Público, Delegacia Seccional, Fórum, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil, Sindicatos e Secretaria de Transportes.

Sardelli explica que o evento é aberto à comunidade, podendo participar todas as pessoas interessadas em contribuir com os trabalhos da CPI, que tem como foco os acidentes no transporte ferroviário de carga.

Neste ano, já aconteceram dois acidentes com descarrilamento no trecho, nos dias 13/4 e 17/8, e no dia 7/7 uma manobra operacional causou grande congestionamento na avenida Dr. Antonio Lobo. "Os problemas na linha férrea em Americana são frequentes, assim como nas cidades da região. Queremos discutir essas questões com a comunidade e autoridades, visando maior segurança para a população", disse Sardelli.

O presidente da CPI informou ainda que dia 24 de setembro será realizada diligência em São José do Rio Preto, onde também aconteceu um desastre ferroviário no ano de 2013, com oito vítimas fatais. Na Assembleia Legislativa acontecerá audiência pública no dia 30, com prefeitos e autoridades. Também fazem parte da CPI os deputados Davi Zaia (PPS), vice-presidente, Ricardo Madalena (PR), relator, Barros Munhoz (PSDB), Roberto Massafera (PSDB), Márcia Lia (PT), Abelardo Camarinha (PSB), Delegado Olim (PP) e Campos Machado (PTB).

*Com colaboração da assessoria do deputado Chico Sardelli.

alesp