CPI das Santas Casas realizará sessões no Vale do Paraíba


17/09/2015 10:03 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Deputados Ed Thomas e Padre Afonso, integrantes da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg175795.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A CPI das Santas Casas, instaurada na Assembleia Legislativa no último mês de agosto com a finalidade de investigar as razões pelas quais as santas casas do Estado passam por dificuldades, realizará no próximo dia 21/9 duas diligências no Vale do Paraíba. A primeira será realizada em São José dos Campos, na Santa Casa local, às 10h; à tarde, às 14h a sessão será sediada na Santa Casa de Guaratinguetá, visando os estabelecimentos localizados de Taubaté até o Vale Histórico.

O objetivo dessas reuniões é ouvir diretores e provedores dos estabelecimentos e também prefeitos, vereadores e secretários de saúde, que diariamente lidam com essa situação, além da própria população que sofre os efeitos diretos da precariedade no atendimento. "É uma oportunidade para que todos possam se manifestar sobre a questão e para que os demais deputados, membros da CPI, tenham conhecimento da nossa realidade", afirma Afonso.

Na região, a maior parte das santas casas passa por dificuldades para se manter e algumas até já fecharam as portas, como é o caso de Paraibuna. Em outros casos, como a Santa Casa de Aparecida, que atende 35 mil habitantes, além de milhares de romeiros, a prefeitura está há três meses sem fazer repasse de verba, embora o atendimento à população continue normalmente.

O presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Edson Rogatti, ouvido na CPI das Santas Casas, no último dia 3, o total da dívida das santas casas e hospitais já atinge R$ 21,5 bilhões.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp