Itatiba receberá visita de carreta do Mulheres de Peito


23/09/2015 12:16 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Carreta do Mulheres de Peito faz mamografias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176123.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Itatiba (Região Administrativa de Campinas) receberá neste ano a visita de uma unidade móvel do Programa Mulheres de Peito, do governo do Estado. A confirmação da inclusão do município no cronograma ocorreu nesta terça-feira, 22/9, em atenção a requerimento do deputado Edmir Chedid (DEM) à Secretaria de Estado da Saúde. A medida também contempla solicitação do vereador Flávio Monti.

A ida de uma unidade a Itatiba está programa para ocorrer até dezembro. Segundo a secretaria, o programa deverá enviar ao município uma das carretas de mamografia. O Mulheres de Peito é uma iniciativa em nível estadual criada para incentivar mulheres de 50 a 69 anos a realizarem gratuitamente exames de mamografia e, consequentemente, obterem um possível diagnóstico precoce do câncer de mama.

Edmir explicou que o objetivo do programa é promover o diagnóstico precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta sintomas. "O programa tem sido referência no rastreamento e na prevenção do câncer de mama. Por isso, também demonstramos à Secretaria de Estado da Saúde a importância desse benefício às mulheres de Itatiba", comentou.

O Estado estima que cerca de 60 mil mamografias a mais são realizadas por ano com as carretas. A Organização Mundial da Saúde estima que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 de casos de câncer de mama por ano. "É a causa mais frequente de morte por câncer entre as mulheres", concluiu Edmir.

echedid@al.sp.gov.br

alesp