Sistema Único de Serviço Social comemora 10 anos em evento na Assembleia Legislativa


23/09/2015 20:06 | Da redação Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Felipe Sigolo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176140.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Helio Beneti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176141.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público acompanha debate sobre SUAS no auditório Paulo Kobayashi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176142.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marli Pignatari, Nicole Mariene, Helio Beneti, Floriano Pesaro, Fernando Capez, Carlão Pignatari, José Rodrigues e Juliana Rodrigues<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176143.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Floriano Pesaro, Fernando Capez e Carlão Pignatari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176144.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Felipe Sigolo, Marli Pignatari, Nicole Mariene, Floriano Pesaro, Helio Beneti, Carlão Pignatari, José Rodrigues e Juliana Rodrigues<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176165.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez (PSDB), abriu, nesta quarta-feira, 23/9, o evento comemorativo "Suas " 10 anos: avanços e desafios no Estado de São Paulo", promovido pela Associação da Frente Paulista dos Dirigentes Públicos Municipais da Assistência Social.

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. O Suas foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome a partir do previsto na lei federal nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas).

Compareceram, também, à cerimônia, o deputado Carlão Pignatari (PSDB); o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro; o presidente do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social, José Rodrigues Junior; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas), Nicole Marianne de Paula Ferraz Holdemaker; o presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Hélio Benetti, que presidiu a cerimônia, além de profissionais da área, gestores, conselheiros e prefeitos de diversos municípios paulistas.

Fernando Capez enfatizou a necessidade de que o Estado gerencie de forma transparente, séria e eficiente os recursos para as áreas prioritárias, como a assistência social. Parabenizou a todos os profissionais da área, lembrando a importância de sua atuação para a melhoria das condições do povo brasileiro e a diminuição das desigualdades.

Para o deputado Carlão Pignatari, a assistência social no Brasil vem evoluindo de forma significativa. O parlamentar lembrou que assistência social não é assistencialismo, mas é promover o fortalecimento da renda das famílias para que possam se estruturar de forma cada vez mais consistente.

José Rodrigues Junior destacou a importância da atuação dos três entes federativos em conjunto para que a assistência social possa se desenvolver plenamente. Apresentou um panorama da assistência social no país, das políticas públicas em andamento, das dificuldades enfrentadas e da necessidade de implementação de muitas resoluções ainda apenas no papel. Observou, também, o fato de a assistência social ser muito dinâmica, o que gera a necessidade de que haja liberdade para atuação no processo.

Hélio Benetti exaltou o momento histórico que representa a comemoração dos 10 anos do Suas. Segundo ele, foram conquistaram vários avanços, especialmente quanto às políticas públicas para a assistência social.

O secretário Floriano Pesaro assinou duas resoluções referentes ao pagamento dos profissionais e à reprogramação dos recursos dos fundos de assistência social. Ressaltou a necessidade de que haja valorização dos recursos humanos na área do serviço social, especialmente quanto à remuneração, ainda muito baixa.

alesp