Parlamento paulista participa da Semana Nacional de Trânsito


23/09/2015 20:40 | Da Redação: Josué Rocha Fotos: José Antônio Teixeira

Compartilhar:

Simulador de impacto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176183.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid, 2º secretário da Assembleia, no simulador de impacto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176184.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado experimenta simulador de impacto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176185.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Simulador de impacto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176186.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Simulador de impacto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176187.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em apoio à Semana Nacional de Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro, e visando aumentar a conscientização da necessidade do uso de cinto de segurança em todos os assentos dos veículos, a Assembleia Legislativa disponibilizou nesta quarta-feira, 23/9, aos funcionários, parlamentares e público presente no Parlamento, um aparelho simulador de impacto para realização de testes.

O deputado Edmir Chedid (DEM), 2º Secretário da Mesa Diretora da Alesp, participou do teste e atestou que o impacto, que é feito à base de 5 km/h, é "muito forte" e que é o uso do cinto o que evita maiores danos. Acompanhado do diretor-geral da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), Giovanni Pengue Filho; e do prefeito de Socorro, André Bozola; o deputado reforçou a necessidade da campanha de conscientização.

"Até pouco tempo não se exigia o uso do cinto nem nos bancos da frente. Agora é preciso conscientizar os usuários sobre o uso nos outros assentos", declarou. Nesse sentido, o prefeito de Socorro acrescentou que sua cidade implantou outras medidas, como elevação da faixa de pedestres e implantação de lombadas, para diminuir acidentes.

Giovanni Pengue apresentou dados que refletem as campanhas de conscientização. "Em dezembro do ano passado, mais da metade dos passageiros dos bancos traseiros dos veículos que circulavam nas rodovias sob concessão não utilizavam o cinto de segurança, hoje a parcela diminuiu para 16%".

Durante a semana, o simulador terá passado por São Paulo, Guarulhos e Santos, sendo que mais de 16 mil pessoas terão participado do teste. O equipamento é aberto ao público em geral, a partir dos 14 anos.

alesp