Seminário busca formar núcleos municipais para atingir os Objetivos do Milênio da ONU


29/09/2015 22:08 | Da redação - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

 Nina Orlow, integrante da Secretaria Executiva Estadual do Nós Podemos-SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176391.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nina Orlow afirmou que o principal desafio é criar núcleos nas cidades para atuar na concretização dos ODM/ODS<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176393.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Cristina Haas, Tabata Sayuri, Bernardo Marin Neto, Leonardo Cassiano e Fátima Franco integrantes do Colegiado Executivo do Nós Podemos-SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176394.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Objetivos do Milênio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176395.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário Mobilização pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2015/fg176396.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representantes dos municípios de Osasco, Itapevi e Araçariguama participaram, nesta terça-feira, 29/9, na Assembleia Legislativa, do seminário Mobilização pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As metas foram criadas pela Organização das Nações Unidas para orientar as nações a um crescimento sustentável e capaz de melhorar a vida das pessoas.

Promovido pelo Movimento Estadual pela Cidadania e Solidariedade no Estado de São Paulo (Nós Podemos-SP), o encontro buscou a criação de núcleos nas cidades para atuar na concretização dos ODM/ODS. "Nosso desafio é criar 645 núcleos no Estado e empoderar os municípios para uma nova plataforma mundial", afirmou Nina Orlow, integrante da Secretaria Executiva Estadual do Nós Podemos-SP.

Desenvolvimento sustentável

Nina destacou ainda que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são recentes, aprovados pela Assembleia Geral da ONU na última sexta-feira, 25/9, com a presença de líderes mundiais. Os ODSs estabelecem 17 metas a serem atingidas no período de 2016 a 2030. Elas englobam as oito metas que compunham os ODM, cujo prazo de consecução acaba em 2015, e são as seguintes: erradicação da pobreza, erradicação da fome, saúde de qualidade, educação de qualidade, igualdade de gênero, água limpa e saneamento, energias renováveis, empregos dignos e crescimento econômico, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo responsável, combate às mudanças climáticas, vida debaixo d"água, vida sobre a terra, paz e justiça, parcerias para as metas.

Participaram do seminário Maria Cristina Haas, da Secretaria da Comunicação estadual, e os seguintes integrantes do Colegiado Executivo do Nós Podemos-SP: Tabata Sayuri Sasaki, Bernardo Marin Neto, Fátima Franco e Leonardo Cassiano.

Brasil é apontado como exemplo

Segundo publicação distribuída pela entidade, o alcance de metas é favorecido pela atuação dos municípios, que "podem desenvolver um novo modelo de gestão com base em políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população e podem trabalhar com metas e indicadores que assegurem o acompanhamento e o monitoramento dos resultados".

Ainda de acordo com o documento, o Brasil é apontado pela ONU como exemplo na busca pelo cumprimento de metas dos ODM. "O Brasil melhorou e cumpriu grande parte das metas. No entanto, coexiste o país que cresceu, ampliou acesso a bens e serviços, distribuiu renda e incluiu milhares de brasileiros e brasileiras com uma pequena parte que ainda sofre com a exclusão e a injustiça social", afirma o texto, que pode ser encontrado no endereço http://www4.planalto.gov.br/arenadaparticipacaosocial/odm-e-ods

alesp