Valorização dos salários dos professores


01/10/2015 09:52 | Da assessoria do deputado André Soares

Compartilhar:

André Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176441.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Valorização dos salários

dos professores

Da assessoria do deputado André Soares

Com o atual cenário econômico do Brasil, uma das soluções para avançar é melhorar a área da educação. Muita gente, porém, não sabe na prática quais caminhos percorrer para isso. Sem dúvida, a primeira etapa desse desafio consiste em valorizar e contratar professores.

Atualmente, estados e municípios encontram problemas para atingir essa primeira etapa, principalmente porque os governantes têm limites rígidos para contratar, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Pensando nesse problema, André Soares (DEM) apresentou a moção 103/2015 para ser encaminhada à presidente da República e aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados cobrando que seja aprovado o projeto do Senado Federal que retira do limite de gastos com o pessoal, o salário dos professores que forem pagos com os recursos do Fundo de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Isso quer dizer que os professores que recebem através de recursos do Fundeb não entrariam no limite estabelecido pela LRF, que se ultrapassado, pode ocasionar sérios problemas. Por esse motivo, os governantes não conseguem contratar novos professores e nem valorizar os atuais. "Para o Brasil evoluir é necessário aumentar a estrutura da educação e administrar de forma justa o orçamento", argumenta Soares.

asoares@al.sp.gov.br

alesp