Assembleia vai realizar audiência pública sobre leilão das usinas de Ilha Solteira e Jupiá


02/10/2015 18:20 | Da Redação

Compartilhar:


Itamar Borges (PMDB), presidente da Comissão de Atividades Econômicas (CAE), acertou com o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, a realização de uma audiência pública sobre o leilão das usinas de Ilha Solteira e Jupiá. A audiência pública foi solicitada pelo deputado Luiz Fernando (PT) e apoiada por todos os deputados membros da CAE, que solicitaram também o apoio do presidente da Assembleia. A reunião vai acontecer no dia 19/10, às 14h, na Assembleia Legislativa.

Perda de receita

O presidente da CAE, que manifesta preocupação com a troca de administração das usinas desde o ano passado, falou sobre a importância da audiência. "Com a realização do leilão, São Paulo poderá perder a sede das usinas hidrelétricas, gerando perda de receitas para o Estado e principalmente para as cidades de Ilha Solteira e Castilho", afirmou. O parlamentar encaminhou uma moção para a presidente da República, Dilma Rousseff, acompanhou comitivas de Ilha Solteira e Castilho em audiências com o ministro de Minas e Energia, o secretário de Energia, o Instituto Cartográfico, a CESP e outros órgãos federais e estaduais.

Os prefeitos e as comitivas dos municípios, com o apoio do deputado Itamar, deram visibilidade ao assunto e conquistaram o apoio de outros deputados estaduais, federais, senadores e ministros. "Felizmente, junto com as comitivas dos municípios, conseguimos sensibilizar companheiros políticos e mobilizar as lideranças de São Paulo para buscar soluções para o problema", ressaltou.

Leilão adiado

Inicialmente marcado para outubro, o leilão das usinas foi adiado pelo governo federal para o dia 6 de novembro. "Convidaremos todos os deputados federais por São Paulo, os senadores, deputados estaduais, as lideranças locais e regionais, representantes do governo do Estado e do governo federal. Vamos fazer um grande evento em defesa do Estado de São Paulo e dos municípios de Ilha Solteira e Jupiá", finalizou Itamar.

*Com colaboração da assessoria do deputado Itamar Borges.

alesp