Gestão de recursos hídricos é tema de nova audiência


07/10/2015 16:18 | Da assessoria do deputado Roberto Tripoli

Compartilhar:

Parlamentares federais e estaduais debatem gestão de recursos hídricos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176769.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o apoio da Comissão de Meio Ambiente, uma comissão especial da Câmara dos Deputados debateu, nesta segunda-feira, 5/10, na Alesp, a crise de abastecimento de água no Estado de São Paulo. O debate foi promovido pelos deputados federais Nilto Tato (PT/SP) e Orlando Silva (PCdoB/SP), em parceria com o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, Roberto Tripoli (PV) e dos deputados Marcos Martins, Ana do Carmo e Márcia Lia (todos do PT).

O evento contou com a presença de autoridades, representantes sindicais e da sociedade civil, como representantes da Agência Nacional de Águas (ANA); do Coletivo de Luta Pela Água; do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo (Sintaema); da Aliança pela Água; e dos Ministérios Públicos estadual e federal. Diretores da Sabesp e da Cetesb foram convidados para o debate, porém, não compareceram.

Alguns dos pontos destacados pelos movimentos sociais foram os lucros da Sabesp no período da crise hídrica, a destinação dos recursos e a falta de planejamento da companhia ao longo dos últimos anos.

Recentemente, o deputado Marcos Martins (PT) promoveu audiência na Assembleia para debater a despoluição do Rio Tietê, quando essas questões também foram colocadas em pauta. Martins foi também o responsável pela coleta de assinaturas para a implementação de uma CPI da Sabesp durante a última legislatura. "Até quando vamos ver nossos rios sendo transformados em verdadeiros esgotos a céu aberto? O cidadão paga pela coleta, tratamento e destinação do esgoto domiciliar, mas o que a empresa faz é jogá-lo no rio. Se cobra pelo serviço e não realiza, o que é feito com o dinheiro?", questiona Martins.

robertotripoli@al.sp.gov.br

alesp