Deputados discutem metas do Plano Nacional de Educação


07/10/2015 16:20 | Da assessoria do deputado Professor Auriel

Compartilhar:

Mesa debatedora discute as metas do PNE <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176770.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Professor Auriel e a deputada federal Ana Perugini, ambos do PT, realizaram, no dia 5/10, na Assembleia Legislativa, o seminário "O Plano Nacional de Educação, a agenda da educação brasileira para a humanização e cidadania". O evento ressaltou a importância de avançar no trabalho já desenvolvido e agregar ao debate a comunidade escolar, a sociedade civil e todos os interessados em refletir e agir pela valorização do PNE.

A defesa de uma educação de qualidade com mais investimento e respeito ao PNE foi unânime. O deputado Professor Auriel disse que as metas do PNE devem ser discutidas com convicção para melhorar a educação no Brasil. "A educação é a esperança do povo brasileiro. É a nossa esperança", afirmou.

Já a deputada Ana Perugini reafirmou a necessidade de envolver a sociedade e defender a meta 17 do PNE, que trata da valorização dos professores do magistério das redes públicas, bem como dialogar mais com a comunidade escolar. A deputada questionou a falta de motivação de professores e alunos, aliada à falta de segurança nas escolas. Além disso, criticou o Estado em relação à transferência de responsabilidades aos municípios, como o aumento de ciclos e a alimentação escolar bancada pelas prefeituras.

O debate contou com a participação de Maria Izabel Noronha, a Bebel, presidente da Apeoesp; César Nunes (Unicamp); Renato Gilioli, consultor da Câmara dos Deputados; João Cardoso Palma Filho, coordenador estadual de Educação; deputada Marcia Lia, membro da Comissão de Educação da Assembleia; e Walisson Araújo, do Ministério da Educação.

professorauriel@al.sp.gov.br

alesp