Câmara Municipal de Bauru sedia última audiência sobre Orçamento 2016

Maior preocupação na região é o custeio das santas casas
13/10/2015 20:15 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: José A. Teixeira

Compartilhar:

Pedro Tobias, Mauro Bragato e Celso Nascimento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176905.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Bragato , presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176906.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Tobias <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176909.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Eduardo Amantini <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176907.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lima Jr. fala no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176908.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professor e alunos do Centro Universitário de Bauru<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176910.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Tobias, Mauro Bragato e Celso Nascimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176911.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176912.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vagner José de Sousa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176913.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Câmara de Bauru sediou a última audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) para debater o Orçamento estadual 2016, realizada na sexta-feira, 9/10, e presidida por Mauro Bragato (PSDB). Também integraram a mesa de trabalhos o vereador de Bauru, Lima Jr., e os deputados Pedro Tobias (PSDB) e Celso Nascimento (PSC).

Bragato explicou que, após as audiências públicas, o próximo passo da comissão é avaliar as sugestões feitas pela população de todo o Estado. "O Orçamento já chegou ao Legislativo e devemos ter uma queda de R$ 10 bilhões na arrecadação em relação ao que estava previsto", disse o presidente da CFOP, lembrando que numa situação peculiar como esta, a participação popular com indicações de aplicação dos recursos se faz muito importante.

Santas casas

Os deputados Nascimento e Tobias representam a região de Bauru no Legislativo paulista. Nascimento disse que cabe aos parlamentares lutar em prol daquilo que a população almeja. Tobias disse que a prioridade de Bauru e região é o aumento de recursos para as santas casas. "Mesmo que arquivem os demais pedidos que apresentei, mas liberem os recursos para esses hospitais."

"Receber a comissão, numa tentativa de democratizar um projeto que dá as diretrizes do Estado, é uma honra", afirmou o vereador Lima Jr.

Wagner José de Souza, presidente do Sindicato União dos Servidores do Poder Judiciário, disse que será imprescindível a manutenção do aporte de recursos ao Judiciário, sem cortes, para que o órgão possa garantir o andamento de processos.

Obras viárias

Os prefeitos de Itapui, José Eduardo Amantini; de Boraceia, Marcos Bilanciere; e de Macatuba, Tarcísio Abel, também usaram a tribuna para se manifestar. Amantini abordou a queda na arrecadação de ICMS, endossou o pedido de verbas para as santas casas e solicitou melhorias no acesso principal de sua cidade. Bilanciere citou a Santa Casa de Bariri como alvo de recursos, bem como a recuperação de trecho da SP-261, de Pederneiras a Boraceia, instalação de unidade do Bom Prato em Jaú, e contratação de profissionais da psiquiatria para a saúde pública. Já Abel indicou a destinação de recursos para a Santa Casa de Macatuba, construção de alça de acesso para cruzar a SP-261, que corta ao meio o município, e aumento do efetivo policial.

Os temas considerados prioritários na plenária feita pela CFOP durante a audiência foram: saúde, educação e segurança. Após o anúncio, Bragato destacou que o Orçamento é finito e as demandas infinitas. "Temos que ter habilidade para determinar onde e como devem ser aplicados os recursos públicos".

alesp