Parlamentar reforça importância do consumo racional da água


14/10/2015 15:21 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Sistema de bombeamento em Joanópolis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg176921.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM) manifestou preocupação, no dia 13/10, após a divulgação pela imprensa de projeções que apontam sinais de recuperação do Sistema Cantareira, o principal reservatório de abastecimento às regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas. "A recuperação do Cantareira é um desejo de todos nós, entretanto, até que isso ocorra, é necessário que a população mantenha o bom senso, consumindo a água de forma racional e evitando desperdícios", alertou.

Pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do governo federal, mostra que o sistema poderá recuperar o volume morto até o final deste ano, caso chova dentro da média história nos próximos meses, favorecendo ao reservatório voltar a operar no azul, ou seja, acima do nível zero.

Segundo o levantamento, até o final do período de chuvas, em março de 2016, o Cantareira poderá atingir 42,2% da sua capacidade normal, excluindo o volume morto. Em março deste ano, a represa chegou a registrar volume de -10,3%.

Agora o nível da represa permaneceu estável em 16,4%, segundo boletim da Sabesp. "Vale lembrar que o Cantareira ainda opera no volume morto e que não tem recebido cargas significativas de chuva. Por isso, é importante que as pessoas continuem utilizando a água com responsabilidade", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp