Assembleia realiza Semana da Saúde do Servidor


15/10/2015 19:05 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:

Semana da Saúde do Servidor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177014.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A novidade da 17ª edição da Semana da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que este ano acontece de 20 a 23 de outubro, no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, das 13h às 18h, será a importância dos momentos de repouso e sono para a reparação do organismo e o restabelecimento do equilíbrio das pessoas. Isto porque, cada vez mais, os distúrbios do sono vêm sendo associados à piora da qualidade de vida e ao aumento do risco de doenças cardiovasculares. Essa realidade apresenta grande pertinência com relação ao público da Assembleia.

A Semana da Saúde é promovida pela Divisão de Saúde e Assistência ao Servidor (DSAS) e integra as ações do Programa de Qualidade de Vida do Departamento de Recursos Humanos. Foi criada para conscientizar o público alvo (servidores ativos, aposentados, deputados, terceirizados e prestadores de serviço da Assembleia Legislativa) a respeito da importância da adoção de comportamentos saudáveis e da promoção da saúde, incentivando práticas preventivas.

"A Semana da Saúde reúne todas as iniciativas realizadas durante todo o ano pela Divisão de Saúde e Assistência ao Servidor. Tem por objetivo atrair servidores, deputados e aposentados para os programas de saúde, de caráter preventivo", comenta o 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT). Os programas de Prevenção e Tratamento oferecidos atualmente na Divisão de Saúde são: 1) Avaliação Periódica, Incentivo ao Abandono do Tabagismo, Controle do Risco Cardiovascular e Periodontia.

Também será apresentado na Semana da Saúde o tema do Declínio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), popularmente conhecido como Andropausa, que é a redução gradual dos níveis sanguíneos do hormônio da testosterona, que ocorre no homem, normalmente a partir dos 50 anos de idade. Esse tema será abordado em um evento específico.

Um ponto de destaque da Semana da Saúde é o que permite aos Servidores terceirizados, bem como aqueles que prestam serviços na Alesp, a oportunidade de fazer uma avaliação geral da saúde. Os que necessitam são encaminhados para tratamento, disponibilizados por parceiros da Assembleia durante o evento.

Entre as atividades da Semana da Saúde estão a verificação de pressão arterial, teste de glicemia e de colesterol, orientações médicas, de saúde bucal e de nutrição, apresentação de modalidades de tratamento de apnéia do sono, oftalmologia, abordagem sobre a importância do sono, teste de relaxamento, quick-massagem, ginástica laboral, Carreta Mulheres do Peito, palestra sobre inteligência emocional e tomada de medidas (peso, altura, circunferência abdominal e índice de massa corpórea).



PROGRAMAÇÃO

Semana da Saúde - Hall Monumental



20 a 22 de outubro de 2015 " Circuito de Saúde " das 13 às 18 horas

- Exames e triagens diversos

- Orientações médicas, odontológicas, nutricionais e de psicologia

- Avaliações oftalmológicas (das 13 às 17 horas)

- Ginástica laboral (nos postos de trabalho)

- Quick massage

- Oficina de meditação

- Oficina de Pilates (compareça com vestimentas confortáveis)

- Palestra sobre Inteligência Emocional " (no dia 22/10 às 18:30h no Plenário Teotônio Vilela)



23 de outubro de 2015 " Encerramento " início às 17 horas

- Aula experimental de Lian Gong (compareça com vestimentas confortáveis)

- Apresentação da Camerata da Polícia Militar

- Coquetel



Unidade móvel de Mamografia "Mulheres de Peito" " no Estacionamento da ALESP



19 a 23 de outubro de 2015 " das 09 às 18 horas

24 de outubro de 2015 " das 09 às 12 horas (somente retornos)

- Exames de Mamografia, Ultrassonografia das Mamas e Biópsia (quando necessário)

- Encaminhamento de casos indicados para Centro de Referência (Hospital Pérola Byington)

- Atendimentos realizados por ordem de chegada (distribuição de senhas)

alesp