Projeto amplia o exame de Triagem Neonatal no Estado


19/10/2015 16:00 | Da assessoria do deputado Wellington Moura

Compartilhar:

Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177059.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Wellington Moura (PRB) apresentou o projeto de lei 1303/2015 que trata da realização do Teste de Triagem Neonatal, na modalidade ampliada, em Espectromia de Massa em Tandem (EIM), em crianças nascidas nos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde da rede pública do Estado de São Paulo.

A proposta foi elaborada em parceria com a Associação Paulista de Familiares e Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras (APMPS-DR), entidade comprometida com a promoção de políticas públicas específicas para pacientes com doenças raras em todo o território nacional.

O teste é feito no sangue e a coleta é realizada através de um pequeno furo, geralmente no calcanhar do recém-nascido, as gotinhas de sangue são coletadas em um papel especial (um tipo de filtro). O teste básico já é oferecido pelo SUS para: anemia falciforme, hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria.

O exame deverá ser aplicado na alta hospitalar, independente das condições de saúde do recém-nascido e os resultados deverão ser encaminhados no prazo de até dez dias.

A Espectrometria de Massa em Tandem (EMT) é uma tecnologia que permite tirar uma única amostra, mais de 30 Erros Inativos do Metabolismo (EIM), o que não é possível fazer com a triagem convencional fluorimétrica. A ampliação do exame de triagem neonatal pode contribuir expressivamente para o progresso da Saúde Pública no Estado de São Paulo.

wellingtonmoura@al.sp.gov.br

alesp