Dia Nacional das Guardas Municipais é comemorada em Sessão Solene

Profissionais que prestaram serviços revelantes receberam Insígnias de Luz
19/10/2015 17:29 | Da Redação: Lilian Fernandes Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

 Sessão Solene comemora o dia Dia Nacional das Guardas Municipais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177080.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem na Assembleia marca o Dia Nacional das Guardas Municipais <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177081.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim ao microfone <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177082.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Dia Nacional das Guardas Municipais é reverenciado na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177083.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcio Camargo ao microfone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177084.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada ao microfone <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177085.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia Nacional das Guardas Municipais é reverenciado na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177086.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa comemorou, nesta sexta-feira, 16/10, o Dia Nacional das Guardas Municipais, em sessão solene presidida pelo deputado estadual Chico Sardelli (PV), autor da homenagem. Participaram da mesa os deputados Marcio Camargo (PSC), Coronel Telhada (PSDB) e Delegado Olim (PP), além de Carlinhos Silva, suplente de deputado federal, Inspetor Ezequiel Faria, presidente da Associação Brasileira de Guardas Municipais (Abraguardas), e João Alexandre, coordenador do Centro de Estudos de Segurança Pública e Direitos Humanos.

Avanços

A Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais foi reconhecida por Carlinhos Silva. "Agradeço à Chico Sardelli, coordenador da frente, pois conseguimos a isenção de pedágio para as viaturas das guardas municipais em 12 das 17 principais rodovias do Estado de São Paulo, bem como o direito à prisão diferenciada, como ocorre em outras corporações. O que nos falta ainda é o reconhecimento do Estado, acrescentou.

Sardelli destacou a importância das guardas municipais na segurança pública de todo o país. "As ocorrências atendidas pelas guardas municipais devem ser registradas para que passem a constar das estatísticas. Assim poderemos provar sua importância. Não dá mais pra pensar em segurança pública no Brasil sem a participação das guardas municipais", completou Sardelli.

Ciclo completo de polícia

As guardas municipais devem fazer parte do ciclo completo de polícia, na opinião de Coronel Telhada. "Temos que nos unir. Quando perdemos tempo com picuinhas, quem ganha é o crime, e ele já está forte o suficiente", declarou Telhada.

Delegado Olim parabenizou todas as guardas municipais e afirmou que essas corporações devem ser fortes, competentes, bem equipadas e pagar bons salários.

Homenagens

Durante a solenidade foi homenageado o prefeito de Cotia e ex-deputado estadual Carlão Camargo, autor do Dia do Guarda Municipal, a ser comemorado, anualmente, em 28 de outubro. Também foram homenageados João Dárcio Ribamar, vereador licenciado e secretário de Segurança Pública de Guarulhos, o advogado Marcos Paulo de Sousa, e 53 guardas-civis que receberam um certificado e a Insígnia de Luz por se destacarem no cumprimento do dever.

alesp