Visita a refugiados sírios em Rio Preto


20/10/2015 17:33 | Da assessoria do deputado Orlando Bolçone

Compartilhar:

Bolçone (2º à dir.) na visita a refugiados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177163.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Orlando Bolçone (PSB) acompanhou o secretário estadual do Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, na visita a refugiados sírios que estão em São José do Rio Preto. Acompanhados pelo pároco da igreja do Imaculado Coração de Maria, padre Oscar Clemente, e pela coordenadora da Diretoria Regional de Assistência Social (Drads), Silvia Laguna, foram até uma casa onde estão 20 refugiados recém chegados a cidade. "A visita de Pesaro teve o objetivo de conhecer ações bem sucedidas no apoio aos refugiados, para que sejam estendidas a outras cidades paulistas que estão acolhendo não somente os sírios, mas também cidadãos de outras nacionalidades", explicou Bolçone.

O secretário explicou que os maiores obstáculos enfrentados pelos refugiados são o idioma, a regularização da documentação e a inserção no mercado de trabalho. O parlamentar falou ao secretário sobre o trabalho que vem sendo feito em Rio Preto para acolher e ajudar os refugiados sírios. A cidade, que tem uma das maiores colônias árabes do país, conta com uma ampla rede de apoio aos refugiados que inclui entidades como o Rotary Clube, a Primeira Igreja Batista, empresários descendentes de árabes, e professores e alunos do campus da Unesp.

Já o padre Oscar citou como exemplo a campanha de arrecadação de alimentos, roupas e medicamentos organizada pela paróquia, que teve grande adesão da comunidade. "Rio Preto está dando um grande exemplo de solidariedade", afirmou Bolçone.

orlandobolcone@al.sp.gov.br

alesp