Audiência pública marca posição contra leilão das hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá

Com alienação, domicílio trubutário das usinas passará a Três Lagoas e Selvíria, no MS
19/10/2015 18:21 | Da Redação Giulia Mendes Fotos: José Antônio Teixeira

Compartilhar:

Reinaldo Alguz, Itamar Borges, Fernando Capez e Edinho Araújo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177099.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges e Edinho Araújo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177102.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório Franco Montoro da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177103.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública marca posição contra leilão das hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177104.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177105.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edinho Araújo fala na reunião <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177106.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira, 19/10, a Comissão de Assuntos Econômicos, presidida pelo deputado Itamar Borges (PMDB), se reuniu em audiência pública para marcar posição contra o leilão das hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá, que deve ser realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A preocupação dos parlamentares, trabalhadores das hidrelétricas e moradores das cidades afetadas é a perda política e econômica que irá acontecer se o leilão ocorrer.

Atualmente, as usinas recolhem ICMS em suas sedes, nos municípios paulistas Ilha Solteira e Castilho. Com a mudança de domicílio, as cidades sul-mato-grossenses de Três Lagoas e Selvíria passarão a receber a arrecadação de impostos.

A audiência contou com a presença e apoio do presidente da Assembleia, Fernando Capez. "Essa audiência pública é um ato oficial que regulariza o apoio da comissão, dos paramentares da Casa e de deputados federais contra à venda das hidrelétricas", afirmou Itamar Borges.

Uma das propostas feitas durante a reunião foi uma mobilização geral, pois a venda dessas hidrelétricas seria representaria a perda de um patrimônio importante para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Também foi proposta uma união de deputados federais e estaduais com o governador Geraldo Alckmin contra o leilão desses patrimônios nacionais.

Estiveram presente na audiência pública: Itamar Borges (PMDB), Reinaldo Alguz (PV), Roberto Massafera (PSDB), José Zico Prado (PT), Luiz Fernando Teixeira (PT), Arlindo Chinaglia (PT/SP), Edinho Araújo (PMDB/SP) e os prefeitos das cidades de Ilha Solteira e Castilho, Bento Sgarboza e Joni Buzachero, respectivamente.

alesp