Parlamento Jovem 2015 começa nesta quinta-feira

Veja a relação dos parlamentares selecionados
04/11/2015 20:33 | Da Redação

Compartilhar:

Clique acima e veja o rol dos deputados jovens selecionados para esta edição comemorativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg177869.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamento Jovem 2015, edição comemorativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177148.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa diretora da Assembleia Legislativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177149.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamento Jovem 2015<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177150.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Parlamento Jovem Paulista 2015 será realizado dias 5 e 6/11, ocasião em que jovens estudantes vão experimentar, por um dia (6/11), atividades típicas de um parlamentar. A experiência será compartilhada por familiares e professores da escola onde o jovem estuda.

Neste ano, a Assembleia Legislativa completa 180 anos de existência e a edição do Parlamento Jovem será comemorativa, remontando ao ano de 1835, quando o Parlamento paulista foi instalado.

Os 36 participantes deste ano " mesmo número de parlamentares de 1835 ", receberam informações de seus orientadores e da própria organização do Parlamento Jovem sobre a situação da então província de São Paulo, sendo que seus projetos deveriam propor soluções para os problemas daquela época.

Dois dias de atividades

As atividades previstas são distintas nos dois dias. Na manhã de quinta-feira, há o credenciamento e fotos dos deputados jovens. Na parte da tarde serão recepcionados no Hall Monumental pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez. Após a saudação do presidente e das demais autoridades presentes, os jovens terão uma palestra com o secretário-geral parlamentar Rodrigo Del Nero, que dará orientações sobre o dia seguinte, quando ocorrerão a diplomação, juramento, eleição da Mesa Jovem, simulação de votação em painel eletrônico e esclarecimento de dúvidas.

Já na manhã de sexta-feira, será aberta uma sessão plenária, com a chamada nominal, diplomação e posse dos parlamentares jovens, eleição da Mesa Jovem, apresentação e votação dos projetos. Esta sessão deverá ser encerrada por volta das 18 horas.

17ª edição

Instituído em 1999 com o objetivo de possibilitar aos jovens estudantes uma visão da democracia, e com a intenção de oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo, neste ano a participação será apenas de estudantes do ensino médio (1º ao 3º ano) de escolas públicas e particulares do Estado.

De acordo com o diretor do Departamento de Documentação e Informação, Rodrigo Tritapepe, o objetivo desta 17ª edição do Parlamento Jovem é contar um pouco da história de São Paulo (muitas vezes pouco ensinada nas escolas) e também tentar proporcionar uma viagem no tempo até 1835, forçando os jovens estudantes a pensar nos problemas vividos pela população no século 19. E ensiná-los que nos dias atuais, da mesma forma, uma lei surge a partir de problemas vivenciados por uma sociedade.

alesp