Prioridade em exames para diabéticos que estejam em jejum


20/10/2015 17:04 | Da assessoria do deputado Cezinha de Madureira

Compartilhar:

Cezinha de Madureira na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177146.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pacientes com diabetes poderão ter atendimento prioritário quando estiverem em jejum à espera de um exame laboratorial em toda rede do SUS, no Estado de São Paulo. Para isso, será necessária a aprovação de projeto de lei, de Cezinha de Madureira (DEM), protocolado na Assembleia Legislativa.

"As pessoas que sofrem de diabetes necessitam realizar exames periódicos, pois podem sentir-se bem mesmo com altas taxas de açúcar no sangue", afirma Cezinha, que se mostra sensibilizado com a doença.

A diabetes é uma doença crônica resultante do desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Isso ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou quando a insulina produzida pelo pâncreas não age adequadamente nas células devido a uma resistência do corpo à ação dela (diabetes tipo 2). Quando um destes problemas com a insulina ocorre, a glicose deixa de ser absorvida pelas células, o que provoca a elevação dos níveis de glicose no sangue.

"Esperamos que nossos colegas se sensibilizem e se juntem ao nosso gabinete na luta contra esta doença, que muitas vezes se mostra silenciosa, mas tem grandes chances de tratamento adequado, com os exames regulares e com o diagnóstico precoce", afirma o parlamentar.

cezinhademadureira@gmail.com

alesp