Roberto Kalil Filho recebe homenagem na Assembleia Legislativa


21/10/2015 19:44 | Da Redação

Compartilhar:


Nesta quinta-feira, 22/10, às 20h, o professor doutor Roberto Kalil Filho, presidente do Conselho Diretor do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), receberá homenagem da Assembleia Legislativa, em solenidade conduzida por seu presidente Fernando Capez, no Plenário Juscelino Kubitschek.

Entre as autoridades confirmadas para a cerimônia estão o governador Geraldo Alckmin, o senador José Serra e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Também devem participar David Uip, secretário de Estado da Saúde; Júlio Semeghini, subsecretário de Tecnologia e Serviços ao Cidadão de São Paulo; os deputados federais por São Paulo, Carlos Sampaio (PSDB) e Paulo Maluf (PP); Luís Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça; Joaquim Barbosa, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal; Jose Roberto Amorim, desembargador do Tribunal da Justiça de São Paulo; Arthur Pinto Filho, promotor público de Direitos Humanos; deputado Campos Machado (PTB); Alexandre Padilha, ex-ministro da Saúde; Bráulio Luna Filho, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo; Florentino de Araújo Filho, presidente da Associação Médica Brasileira; Marco Antônio Zago, reitor da USP; e Rui Falcão, presidente do Diretório Nacional do PT.

Sobre Roberto Kalil Filho

Nos últimos anos, Roberto Kalil tem dedicado grande parte de seu tempo e de sua energia para o Incor, a sua "casa de formação" como médico, pesquisador e professor. Lá ele é presidente do Conselho Diretor e também das Comissões Científica e de Ensino, além de Diretor da Divisão de Cardiologia Clínica, setor que congrega os mais ilustres cardiologistas brasileiros.

O Incor é um dos três maiores centros de cardiologia do mundo em volume de atendimento e número de especialidades da cardiologia reunidas. É também o maior centro de ciência em cardiologia da América Latina, segundo o volume de trabalhos aceitos nos principais congressos da especialidade: o americano e o europeu.

Além de sua atuação no Incor, Kalil Filho é diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio Libanês e do Serviço de Cardiologia do Instituto do Câncer de São Paulo. É professor titular de uma das mais conceituadas instituições de ensino médico no mundo: a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi nessa faculdade que ele fez a sua residência, seu doutorado e sua livre-docência e na qual é, agora, chefe do Departamento de Cardiopneumologia.

Ainda jovem, o Dr. Kalil foi responsável por introduzir no país, no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMSUP, a moderna metodologia da ressonância magnética em cardiologia, área em que realizou seu pós-doutorado na prestigiada Johns Hopkins University. Nessa área da ciência médica, ele produziu inúmeros estudos e artigos científicos e orientou dezenas de médicos e cientistas brasileiros e estrangeiros.

Mais recentemente, ele foi responsável pelo lançamento da 1ª Diretriz de Cardio-oncologia no mundo, junto à Sociedade Brasileira de Cardiologia, colocando o país como pioneiro nessa área. Em julho deste ano, foi lançada a 2ª Diretriz brasileira, que ele lidera junto a uma ampla rede de especialistas que se formou no Brasil e no exterior nessa subespecialidade da cardiologia e da oncologia.

O credenciamento do evento pode ser feito antecipadamente na Assessoria de Imprensa do Incor-HCFMUSP, fones 11-2661-5437/5016/5015

A retirada da credencial acontecerá na Sala T54 " andar térreo da Alesp, nesta Divisão de Imprensa.

alesp