Criação de instituto e cursos de geologia e engenharia ambiental na Unesp de Assis


23/10/2015 12:28 | Da assessoria do deputado Mauro Bragato

Compartilhar:

Projeto cria instituto e cursos na área ambiental na Unesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177460.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Projeto de lei (PL 1329/15), de Mauro Bragato (PSDB), em trâmite na Assembleia Legislativa, cria o Instituto de Geologia e Meio Ambiente e implanta os cursos de Geologia e Engenharia Ambiental na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis.

"As significativas alterações da dinâmica ambiental que vêm ocorrendo no último século, com maior intensidade nas últimas décadas, são consequências dos crescentes conflitos decorrentes do aumento populacional e adoção de modelos de desenvolvimento econômico e tecnológico", aponta o PL.

Diante desse cenário, acrescenta o deputado, um dos maiores desafios para a sociedade contemporânea diz respeito aos caminhos que levam ao desenvolvimento sustentável.

"O desencadeamento de diferentes fontes de poluição, associado à expressiva geração de diferentes tipos de resíduos, crescentes desmatamentos, acentuada degradação de solos agricultáveis, constantes acidentes naturais que afetam a população são exemplos observados em várias regiões do planeta", justifica o PL.

Conclui o deputado no projeto, explicando que a temática ambiental, antes voltada para análise e diagnóstico ambientais, procurando identificar causas e relacioná-las aos efeitos antrópicos, ampliou seu campo de atuação e hoje considera também a busca de soluções para minimizar as ações impactantes do sistema produtivo.

mbragato@al.sp.gov.br

alesp