Deputado manifesta repúdio contra pesca no período de reprodução


23/10/2015 12:09 | Da assessoria do deputado Feliciano Filho

Compartilhar:

Portaria liberou pesca no período reprodutivo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177439.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Feliciano Filho (PEN) protocolou na manhã desta quinta-feira, 22/10, uma moção de repúdio à portaria do governo federal que suspende dez períodos de defeso, quando a pesca é proibida.

Na prática, a portaria libera por completo a pesca de várias espécies de peixes e de ostras em grande parte do Brasil, mesmo que elas estejam em período reprodutivo (muitas vezes chamado de piracema, quando os peixes sobem o rio para desovar).

"O defeso é considerado uma prática básica de sustentabilidade da pesca, pois garante aos peixes uma chance para se reproduzir e recompor suas populações após uma temporada de captura," explicou Feliciano.

"A moção, além de repudiar essa portaria, faz um apelo aos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente para que a revoguem em caráter de urgência. Manter esta decisão põe em risco a ecologia da fauna marinha, o que é expressamente proibido pela Constituição."

A moção será apreciada pelos deputados paulistas e, se aprovada, enviada a Brasília.

felicianofilho@al.sp.gov.br

alesp