Deputada apresenta denúncias contra a Fundação do ABC em Mauá


23/10/2015 12:24 | Da assessoria da deputada Vanessa Damo

Compartilhar:

Vanessa Damo em audiência pública <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177440.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vanessa Damo (PMDB) presidiu audiência pública da Frente Parlamentar de Acompanhamento e Fiscalização das Atividades da FUABC e revelou diversas denúncias graves que ocorrem no sistema público de saúde de Mauá, Santo André e Praia Grande. O encontro ocorreu na Câmara de Mauá, na quinta-feira, 22/10, e contou com a presença de diversas lideranças do Grande ABC e Litoral Paulista.

Vanessa apresentou relatórios de visitas in loco feitas nas UPA"s (Unidades de Pronto Atendimento), UBS"s (Unidades Básicas de Saúde) de Mauá, além do Hospital Dr. Radamés Nardini. O custo anual do contrato da FUABC com a cidade é de R$ 168 milhões por um serviço de péssima qualidade. "Constatamos que o número de médicos e plantões contratados não era o mesmo do que foi apresentado nas nossas visitas. Cerca de 50% dos profissionais não estavam nas unidades. Vou questionar a Fundação, pois quero saber se esses médicos foram pagos", afirmou a parlamentar.

O mesmo descaso ocorre em Praia Grande, onde a Fundação do ABC gerencia o Hospital Irmã Dulce, as UPA"s e o Pronto Socorro Central por um contrato anual de R$ 134 milhões. "O reflexo do que acontece na Praia Grande é o que ocorre em Mauá. Isso não pode ser mera coincidência", destacou a peemedebista.

O diretor de comunicação da Fundação do ABC, Joaquim Alessi, afirmou que todas as denúncias serão apuradas. Vanessa reiterou que "as planilhas aceitam tudo, mas a realidade é outra" e cobrou apuração das denúncias apresentadas.

vdamo@al.sp.gov.br

alesp