Solenidade comemora 116 anos da Loja Maçônica Comércio e Ciências


26/10/2015 22:12 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: Vera Massaro

Compartilhar:

 Luiz Carlos Gondim (4º esq para dir) e homenageados na solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177487.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aniversário de 116 anos da Loja Maçônica Comércio e Ciências " fundada em 23 de outubro de 1899<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177488.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 116 anos da Loja Maçônica Comércio e Ciências são comemorados na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177489.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ato solene ocorrido na sexta-feira, 23/10, marcou o aniversário de 116 anos da Loja Maçônica Comércio e Ciências " fundada em 23 de outubro de 1899. O deputado Luiz Carlos Gondim (SDD) presidiu a cerimônia, que homenageou com troféus os principais representantes da loja, como o desembargador Nelson Calandra e Edmar Caetano, bem como Moacir Martins Rodrigues, da Loja Grande Oriente, e Vanderlei Alves Arruda, da Loja União e Caridade de Mogi das Cruzes.

Após a apresentação de um trio de gaitas escocesas e da exibição de um vídeo, gravado na comemoração dos cem anos dessa loja, Dráuzio de Campos Batista leu resumo sobre a história e os feitos da Loja Comércio e Ciências. Destacou, já em 1908, o primeiro Natal dos pobres; a construção do mausoléu no cemitério da Consolação em 1915; a organização de brigadas de enfermeiros durante o advento da gripe espanhola no Brasil; a campanha de arrecadação de fundos durante o período de guerra, em 1942; e a instituição da Cruzada Paulista de Assistência aos Tuberculosos, em 1949.

Os homenageados lembraram que trabalhos de benemerência, dentro dos princípios de fraternidade, igualdade e amor, continuam a nortear os rumos dessa loja, uma das mais antigas sociedades do mundo. Tanto que dela fizeram parte grandes personalidades do Brasil e do mundo, como D. Pedro 1º, José Bonifácio, Marechal Deodoro, George Washington, Winston Churchill, Franklin Roosevelt, Henry Ford e Walt Disney.

Ao final da cerimônia, Gondim observou a necessidade de representantes da Maçonaria se engajarem para eleger representantes que possam lutar contra a corrupção "e fazer com que o país cresça em harmonia, como a loja maçônica Comércio e Ciências".

alesp