CCJR aprova projeto que amplia o Teste do Pezinho


29/10/2015 16:10 | Da assessoria do deputado Wellington Moura

Compartilhar:

Deputado Wellington Moura na sessão da CCJ<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177537.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde de 28/10, o Projeto de Lei 1.303/2015, apresentado pelo deputado Wellington Moura (PRB), que propõe a realização do Teste de Triagem Neonatal " Teste do Pezinho " na modalidade ampliada, em Espectromia de Massa em Tandem (EIM), em bebês nascidos nos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde da rede pública do Estado de São Paulo.

"Vencemos mais uma etapa na aprovação deste projeto de lei, que vai permitir o diagnóstico de doenças que antes só era possível quando a criança apresentava os sintomas. Uma iniciativa que irá beneficiar as futuras gerações do nosso estado", disse Moura.

Atualmente, o Teste do Pezinho feito pela rede pública de saúde consegue diagnosticar 6 tipos de doenças. Com o projeto de lei do republicano, será possível a detecção de 56 tipos de Erros Inatos do Metabolismo (EIM). Muitas crianças com doenças metabólicas são aparentemente saudáveis ao nascimento e podem levar até meses ou anos para manifestar os primeiros sintomas da doença. Com o diagnóstico precoce das moléstias, será possível iniciar um tratamento mais rápido, o que contribuirá para o progresso da saúde no Estado.

O PL agora vai passar pelas comissões de Finanças, Orçamento e Planejamento e de Saúde, para então seguir para a votação em plenário, onde todos os deputados irão analisar o texto.

wellingtonmoura@al.sp.gov.br

alesp