Pedido repasse de recursos para desassoreamento do rio Atibaia


29/10/2015 17:16 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Área inundada por cheia do rio Atibaia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2015/fg177714.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM) reiterou à Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), a importância do repasse de recursos aos serviços de desassoreamento do Rio Atibaia. A iniciativa está fundamentada num relatório elaborado pelo prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza.

Há dois anos, o DAEE contratou empresa para a realização de estudos hidrológicos e hidráulicos no rio Atibaia, entre o reservatório da PCH Atibaia e a confluência dos rios Cachoeira e Atibainha, visando à obtenção de diagnóstico das áreas inundáveis e a definição de medidas de combate à inundação.

O parlamentar explicou que, entre as ações imediatas, consta a realização do desassoreamento e limpeza de calha do rio Atibaia, entre as pontes das rodovias Fernão Dias (BR-381) e D. Pedro I (SP-065). "Essa ação não se configura como projeto, e os custos nele apontados são estimativos. Mas defendemos que toda essa iniciativa possa se reverter em recursos financeiros", completou.

O Departamento autorizou, em 2013, a execução do desassoreamento e limpeza de margem no trecho mencionado, válida até 2016. A prefeitura também possui autorizações para intervenções, válidas até junho do próximo ano. "Mas cabe à prefeitura, de acordo com o DAEE, a apresentação de documentos para a continuidade de análise de viabilidade técnica", explicou Edmir Chedid.

echedid@al.spgov.br

alesp