Ranking de presos no sistema carcerário


03/11/2015 11:54 | Da assessoria do deputado Gil Lancaster

Compartilhar:

Gil Lancaster (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg177808.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As unidades penitenciárias administradas pelo governo do Estado são as que registram maior número de presos no sistema carcerário brasileiro. Há cerca de 230 mil presos, entre homens e mulheres, nas prisões paulistas, praticamente um terço de toda a população carcerária no país. Em segundo lugar vem o Estado de Minas Gerais, com 65 mil presos.

Os dados foram divulgados, no dia 27/10, pelo secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes, durante reunião com o deputado Gil Lancaster (DEM) e outros integrantes da Comissão de Segurança e Assuntos Penitenciários.

"O número de presos em São Paulo sofreu uma forte escalada nos últimos anos. Como ex-policial militar acompanho também a área de segurança pública. Para termos uma ideia, a população carcerária saltou de 21 mil, em 1994, para 226 mil, em 2015", afirmou o deputado, que é membro da comissão.

Quanto ao regime semiaberto, indagado por Lancaster, o secretário afirmou: "Os diretores têm de escolher bem quem vai ter direito à saída temporária, porque a pessoa tem que voltar". Segundo ele, 96% dos indultados retornam, mas os que não o fazem voltam a delinquir.

gillancaster@al.sp.gov.br

alesp