Sessão solene homenageia bicentenário do nascimento de Dom Bosco


03/11/2015 20:40 | Da Redação Fotos: José A. Teixeira

Compartilhar:

Coronel Camilo e autoridades na sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg177832.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Jk da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg177833.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Homenagem ao bicentenário do nascimento de Dom Bosco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg177834.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene homenageia bicentenário de nascimento de Dom Bosco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg177835.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo e autoridades na sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg177846.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Coronel Camilo (PSD), foi realizada nesta quinta-feira, 29/10, sessão solene em homenagem ao bicentenário do nascimento de Dom Bosco. O santo, que nasceu na Itália, foi o criador da Sociedade São Francisco de Sales, em 18 de dezembro de 1859, que se dedicaria a ensinar meninos e jovens e que, graças à separação entre Estado e igreja, se dissemina rapidamente apresentando-se como alternativa ao ensino laico. Os salesianos, como são conhecidos atualmente os que se dedicam a ensinar seguindo a pedagogia de Dom Bosco, constituem-se hoje como a segunda maior ordem de educadores na igreja católica.

Em um plenário lotado por educadores, a história de Dom Bosco foi contada por quantos ocuparam a tribuna, e que exaltaram principalmente a sua metodologia de ensino, que se baseava " como ainda hoje se baseia, no amor e não no castigo. Foram lembradas realizações importantes de Dom Bosco e de seu interesse na formação profissionalizante de jovens. A ordem salesiana chegou ao Brasil em 14 de julho de 1883. Dom Bosco morreu em 1888, quando a Sociedade contava com 768 membros e com 26 casas nas Américas e 38 na Europa.

Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo com a fala do governador Geraldo Alckmin que, impossibilitado de comparecer, gravou uma mensagem saudando os salesianos e lembrando a importância de Dom Bosco.

Compuseram a mesa coordenadora do evento o sheik Hosni Youssef, da mesquita de Mogi das Cruzes, o padre Rosalvinho Morán Viñayo, representando todos os diretores salesianos, a irmã Alzira Nakashima, provincial das Irmãs da Caridade de Jesus, irmã Helena Gesser, inspetora da ordem das Filhas de Maria Auxiliadora, e o padre Roque Luiz Sibioni, vice-inspetor da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora.

O padre André Torres foi o responsável pela condução do momento litúrgico quando foi introduzido no plenário o relicário com um fragmento do cérebro de Dom Bosco.

alesp