Sessão solene homenageia bicentenário do nascimento de Dom Bosco
Por iniciativa do deputado Coronel Camilo (PSD), foi realizada nesta quinta-feira, 29/10, sessão solene em homenagem ao bicentenário do nascimento de Dom Bosco. O santo, que nasceu na Itália, foi o criador da Sociedade São Francisco de Sales, em 18 de dezembro de 1859, que se dedicaria a ensinar meninos e jovens e que, graças à separação entre Estado e igreja, se dissemina rapidamente apresentando-se como alternativa ao ensino laico. Os salesianos, como são conhecidos atualmente os que se dedicam a ensinar seguindo a pedagogia de Dom Bosco, constituem-se hoje como a segunda maior ordem de educadores na igreja católica.
Em um plenário lotado por educadores, a história de Dom Bosco foi contada por quantos ocuparam a tribuna, e que exaltaram principalmente a sua metodologia de ensino, que se baseava " como ainda hoje se baseia, no amor e não no castigo. Foram lembradas realizações importantes de Dom Bosco e de seu interesse na formação profissionalizante de jovens. A ordem salesiana chegou ao Brasil em 14 de julho de 1883. Dom Bosco morreu em 1888, quando a Sociedade contava com 768 membros e com 26 casas nas Américas e 38 na Europa.
Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo com a fala do governador Geraldo Alckmin que, impossibilitado de comparecer, gravou uma mensagem saudando os salesianos e lembrando a importância de Dom Bosco.
Compuseram a mesa coordenadora do evento o sheik Hosni Youssef, da mesquita de Mogi das Cruzes, o padre Rosalvinho Morán Viñayo, representando todos os diretores salesianos, a irmã Alzira Nakashima, provincial das Irmãs da Caridade de Jesus, irmã Helena Gesser, inspetora da ordem das Filhas de Maria Auxiliadora, e o padre Roque Luiz Sibioni, vice-inspetor da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora.
O padre André Torres foi o responsável pela condução do momento litúrgico quando foi introduzido no plenário o relicário com um fragmento do cérebro de Dom Bosco.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações