Aprovada campanha Outubro Rosa em todo o Estado


05/11/2015 16:14 | Da assessoria da deputada Vanessa Damo

Compartilhar:

Vanessa Damo: conscientização é essencial<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg177930.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa aprovou, na noite de 4/11, projeto de lei da deputada Vanessa Damo (PMDB), que institui a campanha de prevenção ao câncer de mama Outubro Rosa no âmbito do Estado de São Paulo. O texto segue agora para sanção do governador Geraldo Alckmin.

"Oficializar a campanha Outubro Rosa em nosso Estado é uma honra para mim como mulher e parlamentar. Informação e acesso a exames como mamografia são fundamentais para o diagnóstico precoce", ressaltou.

A parlamentar, que também é presidente estadual do PMDB Mulher, apresentou a propositura em 2011 e desde então se engaja nas campanhas de prevenção primária e secundária do câncer de mama. Infelizmente, o câncer de mama ainda é o segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer.

"A campanha de conscientização é essencial, pois as mulheres precisam saber da importância de realizar o autoexame regularmente. Caso a paciente sinta algum nódulo, precisa procurar o médico. O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, tem índice de cura de até 95%", afirmou a deputada.

"Nossa luta é para diminuir as filas de espera pelo exame na rede pública de saúde. Por isso encaminho recursos para a construção dos centros de Referência da Saúde da Mulher Regionais, como o que construí em Rio Grande da Serra. Tenho solicitado a carreta itinerante Mulheres de Peito para realizar mamografias em diversas cidades do Estado."

vdamo@al.sp.gov.br

alesp