Aluna de Rio Claro está no Parlamento Jovem do Estado


06/11/2015 17:22 | Da assessoria do deputado Aldo Demarchi

Compartilhar:

Aldo Demarchi e a estudante Sabryna Araújo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg177961.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ao completar 180 anos de atividades, a Assembleia Legislativa de São Paulo promove esta semana uma edição especial do Parlamento Jovem, com a participação de 36 estudantes do ensino médio - mesmo número de deputados que tomaram posse em 1835. Rio Claro será representada por Sabryna Araújo, aluna da Escola Técnica "Profº Armando Bayeux da Silva" e integrante do "Partido da Natureza".

"Uma vez a cada ano, desde 1999 quando foi criado, o Parlamento Jovem atrai alunos de estabelecimentos públicos e privadas à Assembleia Legislativa para vivenciarem a rotina dos deputados e terem a oportunidade de levar à tribuna da Casa as preocupações que ocupam o universo escolar e a realidade social da sua cidade, estado ou país", explica o deputado Aldo Demarchi (DEM), um dos responsáveis pela aprovação da iniciativa.

As propostas são convertidas em projetos discutidos e votados em plenário, num verdadeiro exercício de cidadania. Embora sem valor legal, muitas sugestões apresentadas pelos estudantes já foram aproveitadas e transformadas em leis. Além disso, alguns participantes do programa seguiram a carreira política e foram eleitos para cargos públicos em suas cidades.

Na atual edição, o Parlamento Jovem tem uma característica inusitada, pois deverão ser elaborados projetos de lei que auxiliariam a população de São Paulo em 1835. A intenção é levar os jovens a sugerirem normas legais que poderiam ter sido apontadas naquela época, mas que também fariam diferença nos dias de hoje.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp