Projetos Parlamento Jovem - Combate a doenças e mortalidade

Parlamento Jovem 2015
06/11/2015 15:25 | Isabela Silva Foto: Marco Cardelino

Compartilhar:

Isabela Silva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178028.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A preocupação com a formação de profissionais para atuar na área da saúde levou a deputada jovem Isabela Silva (E. E. Abdalla Miguel, de Tabatinga), do Partido da Saúde, a apresentar o Projeto de Lei 30/1835, que cria a Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, vinculada à Santa Casa de Misericórdia. A faculdade terá por objetivo ministrar o ensino superior de medicina e cirurgia e desenvolver pesquisas no combate a doenças. Será responsável também pelo desenvolvimento e aplicação da medicina preventiva.

"A taxa de mortalidade infantil chega a ser de 50%, ou seja, metade das crianças morre antes de completar nove anos de idade. Da mesma forma, a população adulta tem taxa de mortalidade de 30% antes de completar 40 anos. Nos centros urbanos, as pessoas mais pobres moram em cortiços, não há redes de esgoto ou de água tratada. A proliferação de diversos transmissores de doenças, como a peste bubônica e os vários tipos de febres, é agravada pela pouca iluminação e a falta de ventilação. Nas zonas rurais, as casas são construídas com pau-a-pique, cujas paredes escondem o inseto transmissor da doença de Chagas", alertou a deputada na justificativa de seu projeto.

alesp