Projetos Parlamento Jovem - Saúde e higiene

Parlamento Jovem 2015
06/11/2015 15:24 | Guilherme Missaka Foto: Marco Cardelino

Compartilhar:

Guilherme Missaka <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178053.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As condições de saúde da população da província devem melhorar com o estabelecimento de uma política de destinação de resíduos e com a ação de agentes de saúde. Para isso, o deputado jovem Guilherme Missaka (Colégio Santa Cruz, de São Paulo), do Partido da Saúde, apresentou o Projeto de Lei 29/1835. A iniciativa prevê a criação de um Gabinete de Higiene, que tem entre suas atribuições determinar locais para despejo de resíduos e sujidades humanas e animais, longe da zona urbana e sem agredir o meio ambiente.

O PL também prevê um sistema de coleta de resíduos e a implantação de uma escola de formação de agentes de saúde. Esses profissionais deverão fiscalizar o asseio de ruas e prédios e a construção de fossas, entre outras atribuições.

"Crianças recém-nascidas são as que mais sofrem em condições de sujeira, sendo que em locais limpos há mais chance de sua sobrevivência. Deste modo, devemos estimular que as mães mantenham suas casas limpas. Para tanto, é importante que a província estimule a amamentação, estipulando um soldo e isenção da taxa de coleta de lixo para mulheres que estejam amamentando seus filhos ou de outros", complementa o parlamentar.

alesp