Alimentação escolar sem gordura trans


06/11/2015 16:03 | Da assessoria do deputado André do Prado

Compartilhar:

  André do Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178055.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A diminuição da gordura trans nos alimentos ingeridos pela população é assunto tratado desde o início do ano de 2000. Com o intuito de oferecer uma alimentação de qualidade às crianças e adolescentes regularmente matriculados nas escolas públicas do Estado, o deputado André do Prado, líder do PR na Assembleia, apresentou o Projeto de Lei 1.012/2015, que proíbe, nas unidades escolares de educação básica, a comercialização de alimentos industrializados que contenham gorduras trans.

Segundo André do Prado, esta iniciativa segue uma tendência mundial, visando garantir a segurança alimentar de crianças e adolescentes, incentivando-as a hábitos saudáveis. "É durante a infância que as crianças adquirem os hábitos que levarão para toda a vida, motivo pelo qual estamos educando-as quanto aos malefícios à saúde, causados pelas gorduras trans", comenta.

Apresentado em 20/6, o projeto encontra-se em análise pela Comissão de Educação, já tendo passado com parecer favorável pela comissão de Constituição, Justiça e Redação. Em breve, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento irá analisar a propositura.

Infelizmente, ainda não existe uma política nacional de combate e controle das gorduras trans, principais causadoras de doenças cardíacas e coronarianas. A iniciativa apresentada pelo deputado André do Prado segue padrões mundiais, fazendo com que o Estado de São Paulo acompanhe ações tomadas em lugares como Dinamarca, Suíça e Estados Unidos. "Saúde é um assunto com o qual não podemos brincar. Já está provada, cientificamente, a importância de banirmos as gorduras trans da alimentação de crianças e adultos, motivo pelo qual apresentei e estou lutando pela aprovação premente deste projeto de Lei no nosso Estado".

www.andredoprado.com.br

alesp