Equipamentos para saúde da mulher em Piedade


10/11/2015 17:51 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Mamógrafo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178426.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria de Estado da Saúde poderá iniciar, a partir desta semana, análise de requerimento de Edmir Chedid (DEM), que trata da liberação de recursos à aquisição de mamógrafo e ultrassom 4D para rede pública de saúde de Piedade (Região Administrativa de Sorocaba). A medida também contempla reivindicação apresentada pela prefeita Maria Vicentina da Silva.

O parlamentar explicou que a solicitação tem como base relatório da administração municipal, encaminhado à Assembleia Legislativa, que demonstra a importância do investimento em benefício de pacientes atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no município.

"É importante salientar, outra vez, que a saúde é prioridade e, portanto, estamos defendendo um benefício importante que deverá atender especialmente a saúde das mulheres, gestantes ou pacientes que buscam, por exemplo, a prevenção contra câncer de mama; em muitos casos, essas pacientes acabam realizando esses exames em outros municípios, situação que acabaria com a chegada dos equipamentos", destacou Chedid.

Com população estimada em 54.717 habitantes (IBGE 2015), Piedade tem apresentado desempenho negativo, de 2010 a 2012, no ranking do IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social), ao permanecer no Grupo 4, que concentra municípios com baixos níveis de riqueza e deficiência em um dos indicadores sociais, como longevidade e escolaridade.

echedid@al.sp.gov.br

alesp