CPI dos Acidentes no Transporte Ferroviário de Carga ouve representante da Rumo-ALL

Deputados o questionaram sobre a segurança nas ferrovias
11/11/2015 21:36 | Da Redação Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

Reunião desta quarta-feira, 11/11, da CPI constituída com a finalidade de investigar os acidentes ocorridos no transporte ferroviário de carga no Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178605.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Chico Sardelli preside a CPI <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178606.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178607.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Tobias <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178608.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel Rockenbach, vice-presidente da Rumo-ALL<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178609.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178610.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito constituída com a finalidade de investigar os acidentes ocorridos no transporte ferroviário de carga no Estado de São Paulo, presidida pelo deputado Chico Sardelli (PV), recebeu, nesta quarta-feira, 11/11, Daniel Rockenbach, vice-presidente da Rumo-ALL. O representante da concessionária da malha ferroviária paulista falou sobre os acidentes ocorridos no transporte ferroviário de cargas sob responsabilidade da referida empresa.

Daniel Rockenbach discorreu sobre os investimentos efetuados pela empresa nos últimos anos. A partir de 2008, a Rumo fez aportes na ALL da ordem de R$ 2,2 bilhões e, nos últimos oito meses, Rumo e ALL se integraram, compondo nova administração. A partir dos recursos injetados pela Rumo, explicou o depoente, houve a duplicação da malha paulista Campinas-Santos. O acesso ao porto de Santos, explicou, é o principal gargalo das ferrovias do país. O projeto de expansão da empresa abarca 16 municípios do Estado de São Paulo.

Estão em construção 116 mil toneladas de trilhos, 4,5 milhões de brita, 993 mil dormentes, 1,2 milhão de dormentes de aço, com 80% das obras prontas devendo ser concluídas até dezembro de 2015. Com estas obras, a velocidade média das composições foi elevada de 7km/h para 22km/h, o tempo de trânsito passou de 38 horas para 12 horas e o trem parado em cruzamentos diminuiu de 28 para duas horas.

Rockenbach descreveu também várias outras melhorias em andamento e a previsão de investimentos de R$ 8,3 bilhões nos próximos anos. Segundo ele, este plano é direcionado para o desenvolvimento de uma via permanente muito mais rápida, o que tem, como consequência, muito mais segurança.

Os deputados presentes à reunião " Roberto Massafera (PSDB), Abelardo Camarinha (PSB), Ricardo Madalena (PR), Orlando Bolçone (PSB), Pedro Tobias (PSDB), Barros Munhoz (PSDB) e Chico Sardelli (PV) " questionaram o depoente quanto aos aspectos de segurança das ferrovias, tendo em vista o extenso material já acumulado pela CPI ao longo de seus trabalhos. Rockenbach sustentou que já houve significativa diminuição nos acidentes, e que estes devem diminuir ainda mais com os novos investimentos.

alesp