DRH promove workshop de Ikebana


12/11/2015 17:00 | Da Redação: Giulia Mendes Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Élida Sigoki ministra aula <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178900.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aula sobre a técnica japonesa de montar arranjos florais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178901.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Funcionários da Assembleia Legislativa na aula sobre Ikebana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178902.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Workshop de Ikebana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aula sobre a técnica japonesa de montar arranjos florais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178904.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Workshop de Ikebana é promovido pelo DRH da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2015/fg178905.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os funcionários da Assembleia Legislativa, nessa quarta-feira, 11/11, tiveram uma aula com as professoras Fátima Campos e Élida Sigoki, da Academia Ikebana Sanguetsu, sobre a técnica japonesa de montar arranjos florais visando harmonia de linhas, cores e ritmo.

"O objetivo da ikebana é levar alegria e harmonia para ambientes e pessoas", disse a professora Élida, que também explicou o significado da palavra ikebana, onde ike significa vivificar, e bana significa flor. Ou seja, a técnica visa dar vida às flores.

Élida esclareceu que o resultado final depende de todos os elementos: vaso, caules, folhas, flores e ramos. E que os três pontos principais de um arranjo floral " que devem ser dispostos em equilíbrio e harmonia " são céu, terra e humanidade.

Segundo a professora Fátima, o fundador da Ikebana Sanguetsu, Mokiti Okada, tem como principio básico o sentimento de respeito à natureza, e essa percepção se reflete na beleza natural das flores.

A Academia Ikebana Sanguetsu está presente no Brasil há 41 anos. O workshop, que faz parte do projeto Tarde da Arte, foi realizado e organizado pelo DRH da Assembleia.

alesp